Amar é... - Ser bondoso

Na continuação da série Amar é, sinto que cada característica do Amor é mais um desafio: para se escrever e para viver também!

Como definir a bondade?
Os dicionários definem bondade como pessoa inclinada para o bem, ato de se fazer o bem. E bondade é algo do senso comum: todos nós sabemos que quem ama não faz o mal.
Quando vemos notícias no jornais, onde se fala que um jovem matou a sua namorada porque a amava tanto que não conseguia vê-la com outro, nós estranhamos. Ficamos indignados. Quer dizer, deveríamos. A maldade anda tão solta nesse mundo, que casos de assassinatos são frequentes que se tornaram "normais".

O que se notícia hoje - e que é extraordinário - são pessoas fazendo o bem. Pessoas fazendo o bem a bichinhos é muito fofo. Mas quando lemos uma manchete assim:

"Mendigo acha 20 mil no lixo e devolve à polícia"
Comentamos assim "nossa, mas olha só!"
Pelo menos foi assim em casa, todos simplesmente boquiabertos.

Mas por que ficamos surpresos? Ser bondoso é demonstrar amor, a todas as pessoas, inclusive a quem não conhecemos. 

E o que é fazer o bem?

No mundo todo existe uma regra que é chamada de "regra de ouro". Acredito que você a conheça. A regra de ouro é: 



Linda frase, que eu tenho certeza que você já ouviu. A origem dessa frase é antiga, bem anterior à Jesus, e muitas religiões ao redor do mundo a utilizam.
Embora a frase seja absolutamente linda, não vejo nela a totalidade que é a bondade. Pra falar a verdade, vejo nela a ausência de reação, o exercício do autocontrole e do pensar antes de falar. Tudo isso são atitudes de bondade, mas a atitude que Cristo nos chama a exercer é outra.

Em Mateus 7:12, Jesus nos orienta:

"Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas".

Dá pra perceber a diferença? 

Bom, se não deu, deixa que eu explico.

Enquanto a regra de ouro se refere a você deixar de fazer o mal, Jesus nos chama a assumir a responsabilidade e praticar o bem.  uma grande diferença nessas frases.

Por exemplo, e agora falarei isso para mim (porque sim, antes de vocês lerem, Deus está aqui ministrando ao meu coração e me mostrando o quanto eu não amo do jeito certo :/)

Suponhamos que tenha um mendigo na rua. Ele está dormindo no chão duro e parece ter um cheiro forte de álcool. Usando a regra de ouro, nós pensamos:
Se eu tivesse no lugar dele, eu não gostaria que me chutassem. Então não chutamos nenhum mendigo.
Se eu tivesse no lugar dele, não gostaria que me olhassem torto ou com dó. Então nós tentamos não fazer isso.
Essa é a regra de ouro.

Agora Jesus nos chama a uma outra atitude: Ele nos convida a sermos bondosos mesmo que aquela pessoa não mereça.
Colocando no exemplo do mendigo, manifestar amor por ele seria não só fazer aquilo que não gostaríamos que fizessem conosco, mas também fazer aquilo que gostaríamos que fizessem conosco. Então, além de não chutar ou olhar com dó para aquela pessoa, nós também gostaríamos - se estivéssemos em seu lugar - de que alguém ouvisse a nossa história, nos desse um abraço, nos levasse para comer em algum lugar, nos desse uma palavra que fosse de esperança.

Isso é manifestar amor.

Mas bondade não leva ao céu 

Não caia nessa, tá? Existem muitas religiões que pregam que, se você fazer a caridade, ou seja, demonstrar bondade às pessoas, logo você é salvo. 
Não é bem assim. 

E sendo bem direta, devo te dizer que não somos bons. Não importa quantos pratos de comida você distribua ou quantos mendigos você leva pra dentro da sua casa. Não somos bons.

A bondade é uma característica do Amor - Deus. Deus é bom. Veja só, Ele nos dá todos os dias um novo amanhã, a Bíblia fala que as misericórdias dEle se renovam a cada dia, o que significa novas chances todos os dias!

O pecado tirou de nós a essência da bondade. Somos egoístas, e tudo bem admitir isso. Melhor admitir que viver na mentira não é mesmo? Quando ajudamos alguém, esperamos reconhecimento, um privilégio, alguma coisa. 

Mas o amor é bondoso até com os inimigos. Veja só o que Jesus falou: 

"Vocês ouviram o que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente'. Mas eu digo: Não resistam ao perverso. 
Se alguém o ferir a face direita, ofereça-lhe também a outra. E, se alguém quiser processá-lo e tirar de você a túnica, deixe que leve também a capa. 
Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas. 
Dê a quem pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir algo emprestado. 

Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo'. 
Mas eu digo: Amem os seus inimigos e ore, por aqueles que te perseguem, para que vocês venham a ser filhos do seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.

Se vocês amarem somente os que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso! 
E se saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso!" 

Mateus 5:38-47

Ok, será que posso parar de escrever? 

É sério. 

Sabe, Jesus fez tudo isso. Como já disse aqui na postagem anterior (se você ainda não leu sobre o amor ser paciente, é só clicar aqui), Jesus não exigiu de nós nada que Ele não tivesse vivido. Ele, como homem, sujeito aos mesmos erros que cometemos. 

Ele foi realmente bondoso. Quando os fariseus o xingavam, ele preferia ser bondoso. Quando ele via pessoas machucadas, ele não media esforços para ajudar. Não houve em Jesus maldade. 

Mas em nós há. Não vamos ser hipócritas, sabemos que a bondade é boa e todos deveríamos ter, mas quem é que age como Jesus descreveu ali? 
Quem manifesta o amor em bondade desse jeito? 

Eu te digo quem: Aqueles que estão próximos do coração de Deus.

No céu só entrarão pessoas perfeitas, e se fosse para entrar por meio das obras, teríamos que ser 100% bons! Já que no céu não tem maldade. E você não está pensando que é 100% bom né?
A Bíblia deixa bem claro que a "pela graça somos salvos, por meio da fé; e isto não vem de nós, é dom de Deus. Não vem de obras, para que ninguém se glorie." Efésios 2:8-9
Fé em quem?
Fé no Amor, Aquele que se fez carne e habitou entre nós, que foi tão bondoso que não voltou atrás na decisão de morrer na cruz por nós, para nos dar uma oportunidade de vida eterna, mesmo que Ele soubesse que muitos não O aceitariam, Ele foi, morreu e ressuscitou e é somente pelo sangue Dele, o sangue que é a mais pura prova de amor - de paciência, de bondade e de tantas outras características que ainda vamos ver - que somos aceitos.

Hm, olha só. Eu li sobre paciência, achei interessante, mas esse negocio de demostrar bondade parece difícil. Já que a Bíblia fala que seremos salvos pela fé em Jesus, não posso simplesmente aceitá-lo e viver minha vida? 

Você já viu um jogador de futebol que fala que é, mas você nunca o viu jogar bola?  Ou uma modelo não desfilar? 
Um jogador de futebol não é um legítimo jogador de futebol se ele não agir como um, não é verdade? 

Bom, somos a mesma coisa. 
Deus é amor, Ele manifesta amor por nós. Nós manifestamos amor por nós mesmos. Manifestamos bondade até mesmo com os nossos, como filhos, irmãos, pais... Mas as outras pessoas só saberão que servimos a Jesus quando fomos capazes de viver o amor. 
Não só ficar falando por ai que andamos com o Amor, mas mostrarmos isso nas nossas atitudes. 
Nossas atitudes com os mais próximos e os mais distantes, com os conhecidos e desconhecidos, com amigos e inimigos. 
Nossa natureza não é de bondade, mas o amor é uma atitude. O amor ágape não é algo sentido, mas sim vivido. Todos os dias nós temos a oportunidade de manifestar o Amor à vida das pessoas, com a ajuda de Jesus, nosso Senhor. Oro a Deus para que nunca mais percamos uma oportunidade que seja.


Jesus nos chama a agir em bondade. 

Referências: 
http://www.bibliaafundo.net/2011/04/regra-de-ouro-de-jesus-cristo.html

Fonte das imagens:
http://www.mensagens10.com.br/wp-content/uploads/2013/07/fazer-o-bem
https://36.media.tumblr.com/38bee91a5f294d6c840375bb6635a5fa/tumblr_noik0qKxar1qgcykqo1_500.jpg


CONVERSAÇÃO

0 $type={blogger}:

Postar um comentário