Muito se tem falado, nesses tempos, sobre o caso de uma moça surpreendida em adultério com o amigo do marido. É claro que eu não vou por a foto dela aqui. Minha intenção não é expor ninguém, mas sim refletir sobre o que aconteceu, ok?
Acontece que alguém lançou esse vídeo na internet e o vídeo viralizou. Na frente da telinha do computador, a galera perde o coração. E assim surgiram charges, críticas e defesas em cima da moça. Pois é. Muito se fala da mulher, pouco marido dela que a agrediu ante os fatos. Ou do outro carinha que filmando, agrediu a moça com acusações verbais. Só que eu não estou aqui para falar do aconteceu entre eles. Traição não é nada fácil de lhe dar. To aqui pra falar com você, caro internauta que sente prazer em compartilhar os vídeos do caso.
Alguém certa vez me disse que todos nós teremos nosso cinco minutos de fama, seja para o lado bom ou para o lado ruim. Infelizmente a moça teve para o lado ruim.
A moça errou, eu não vou negar. Nem ela negou. Teve gente querendo dizer que o que ela fez foi certo, que mulher tem que fazer o que tiver vontade. Alto lá sociedade, família não pode ser essa bagunça não. Alguém tem noção do que é para os filhos saberem que os dois seres que eles mais amam não estão juntos - e que pior, existe um terceiro ser nessa historia? É terrível meus caros. Apesar da pouca idade - 18 aninhos completados no mês passado - já pude conversar com muitas pessoas que passaram por situações parecidas, digo, de filhos cujos pais traíram-se ou que a própria pessoa foi traída. Já inclusive conversei com pessoas que traíram.
O que ela fez foi errado, ok? Ok. A Bíblia fala que nada do que está escondido ficará escondido para sempre, mas que será revelado. O que aconteceu foi que o que era escondido se tornou público. De um modo gigante, mas aconteceu. A moça errou, e errou feio. O marido dela também não reagiu do modo mais adequado. O amante então, nem pra defender a mulher com quem estava saindo.
Mas eu fico aqui me perguntando se alguém foi conversar com ela sobre o que aconteceu. Alguém foi lá perguntar o que levou ela à um ato tão extremo? Não estou aqui falando para tratar ela como se ela nunca tivesse feito nada de errado, mas alguém foi humano de ir conversar com ela? Poucos né, pra não falar ninguém.
Será que alguém já pensou que estamos a dois ou três passos de cometer o mesmo erro? Como você gostaria de ser tratado se acontecesse isso? Essa é a essência da vida Cristã. Foi então que eu vi uma charge de Jesus dizendo que foi lá no meio dos machistas e disse "aquele que não tem pecado que atire a primeira pedra". Confesso que fiquei instigada com isso. Eu sei que a passagem da mulher surpreendida em adultério é linda, ela me toca profundamente todas as vezes que eu a leio. Só que, depois que todos foram embora, Jesus alertou a mulher "tão pouco eu te condeno, vai e não peques mais". Jesus de maneira nenhuma tratou a mulher como a heroína da história. Sabia que ela tinha pecado, e ela também sabia. Era o que bastava. Aquela mulher teria que enfrentar as consequências de seus atos. Porque as pessoas não estavam com amnésia, se lembrariam do que ela fez no dia seguinte. Assim como essa moça, o marido e o amante também terão que lidar com as consequências de algo que fizeram.
Mas poxa, a moça tem uma história. Existe um porque por trás do adultério. E isso parece que ninguém quer ver. Não sou a tal, e nem quero ser. Oro e peço a Deus todos os dias para proteger minha família e meu relacionamento, para que eu esteja sensível sempre às necessidades dele e ele, às minhas. Crescemos em igualdade, ambos construindo as coisas juntas. Mas ela é alguém de carne e osso como eu e você. Então imagine-se na situação dela e trate-a, mesmo que virtualmente, do jeito que gostaria de ser tratado.
Já passei por uma situação onde o que aconteceu em oculto foi trazido à tona. Sinceramente, é uma sensação horrível. O pecado geralmente é feito às escondidas e quando vem à tona tudo o que você quer é que ele não apareça. Mas aparece. Ela, com certeza vai aprender muitas lições nisso tudo, como eu aprendi quando meu namoro escondido foi revelado. Espero que ela entenda que não existe nada melhor que viver uma vida transparente, para não ser acusada de nada. Uma vez o salmista Davi declarou que melhor seria cair nas mãos de Deus que dos homens, porque Deus pode ter misericórdia, mas os homens não têm. Nesse caso, isso foi visível.
Então vamos entender ela tem filhos. E pelos seus filhos, chega de denegrir a imagem da mãe. Ela sabe as consequências de seus erros e ninguém precisa reforçar. Rir da desgraca alheia é falta de compaixão. Porque eu queria ver se fosse com você. To falando com você mesmo, que fica aí na rede denegrindo a imagem da mulher.
Aliás, para os fariseus de plantão que não tem misericórdia, eu tenho um recado: antes que você fale que jamais cometeria um pecado tal, deixa eu te avisar que Jesus disse no sermão da montanha que se um homem cobiçar uma mulher (ou seja, sabe aquela moça que você "sem querer" se imaginou dando uns pegas ou aquele rapaz da academia que você, moça, foi até capaz de se tocar imaginando ele?) já cometeu adultério no seu coração.
Então vem cá, vai me dizer que nunca cometeu adultério? Se enxerga! A moça vai lidar com seus pecados. Eu sei que vai, porque tudo tem consequências na vida. Mas antes de apontar o dedo pro outro, vai ver se você está limpo tá bom? Se não tiver limpo, purifique primeiro no sangue de Jesus é assim você terá muito mais discernimento para entender que Jesus nunca expôs ninguém, mas sempre tratou do pecado e da exortação em partícular com exceção dos fariseus, que insistiam em dizer que não tinham nada de errado.
Não sou a moça e ela não é um exemplo para mim no que diz respeito à vida conjugal. Mas é alguém, então, por Deus, parem de tratá-la como se ela não fosse alguém com sentimentos e de carne e osso. Ela é muito mais que aquele momento. Ah, só mais um recado aos acusadores de plantão, se ela traiu, não traiu sozinha. Assim como foi totalmente injusto a moça que Jesus livrou da morte por apredejamento ter sido levada só, sem seu companheiro, para Cristo, não sejam hipocritas de cometer o mesmo erro.
Que o perdão seja nosso lema, e não a acusação. Que saibamos corrigir alguém sem expor. Que saibamos ter compaixão no nosso coração. Amém.
0 Comentários