5 pessoas que dormiram na hora errada



Você gosta de dormir? Eu gosto kkk Mas dormir tem que ter hora e lugar certo? Confira agora 5 pessoas da Bíblia que dormiram na hora errada - e tiveram que lidar com as consequências de seus atos.

1- Sansão

Essa história você deve conhecer. O nascimento de Sansão foi anunciado por anjos à seus pais. Ele deveria ser a pessoa que iria libertar o povo de Israel da mão de seus opressores na antiguidade, os filisteus. E ele possuía uma força extraordinária. Porém, para continuar com essa força, Sansão não poderia beber vinho e nem cortar o cabelo. Era Nazireu, consagrado ao Senhor. Porém ele se encantou com uma bela moça astuta, chamada Dalila, que não era Israelita, mas sim filistéia, e se casou com ela, mesmo contra a vontade de seus pais (Ah Sansão que coisa feia! Mas um dia falaremos de Sansão e Dalila). Dalila, astuta do jeito que era, queria entregar Sansão pras autoridades do povo Filisteu em troca de dinheiro, mas para isso ela precisava descobrir o segredo da força de Sansão. 
Começou a tentá-lo e... Vamos ser bem sinceros? Sansão sabia que estava sendo tentado, assim como eu e você também sabemos quando estamos sendo tentados. Mas aí, o que Sansão fez? Sansão começou a brincar com a tentação. É o tal do "pega nada". Dalila começou a a falar pra Sansão, na linguagem de hoje: 
- Ai Sansão, vai, pega nada você me contar, você não me ama?
E nessa brincadeira Sansão contou. E não basta ter contado, ainda foi dormir. 
Sansão dormiu na hora da tentação. 
Cuidado! Posso te pedir uma coisa? CUIDADO! Dormir na hora da tentação é perigoso e você pode lhe dar com consequências drásticas para sua vida. Dalila só conseguiu cortar o cabelo de Sansão porque este dormiu. 
Se você estiver lhe dando com uma tentação, não durma, não vacile. Pode ser que você não tenha outra chance, e não é exagero. A vida de Sansão nunca mais foi a mesma, depois que seu cabelo foi cortado.

2 - Êutico

Eu o que? Ah é. Esse jovem estava sentado numa janela durante o culto. Paulo ministrava sobre Jesus e estava ficando tarde. De repente o sono começou a chegar e de repente... Ele despencou da janela! O tombo foi feio, e ele deveria ter morrido, mas Deus teve misericórdia e o ressuscitou. 
Êutico dormiu na hora da palavra
A Palavra de Deus é viva e eficaz, espada de dois gumes que serve para nos orientar, nos consolar, enfim, a Palavra de Deus é como comida para nós. Se você dorme na hora da comida e não se alimenta, vai ficando fraco e acaba morrendo desidratado certo? Não durma na palavra de Deus.

3 - Pedro, Tiago e João 

Quando estava chegando a hora de Jesus ser entregue para a morte, ele chamou seus três mais chegados - Pedro, Tiago e João - e pediu a eles que orassem, pois Ele estava muito angustiado. Jesus se afastou um pouquinho e foi orar. Quando voltou, encontrou os três dormindo. Deu uma dura neles e foi orar de novo. E quando voltou, os encontrou dormindo. Então Jesus falou uma coisa que poderia resumir todos os tópicos aqui presentes: 

"Por que estão dormindo?”, perguntou-lhes. “Levantem-se e orem para que vocês não caiam em tentação!”
Lucas 22:46

Na hora que seu mestre mais precisava do apoio deles, eles estavam dormindo. Pedro, Tiago e João dormiram na hora da intercessão.

4 - Jonas

Jonas estava numa enrrascada, uma que ele mesmo se enfiou. Deus mandou que ele fosse a Ninive e ele decidiu ir na direção errada. Ele estava no porão de um navio enquanto caia uma tempestade horrível no lado de fora. O porão, na cultura Africana, é um lugar onde coisas inúteis ou velhas são jogadas. E olha só onde Jonas estava. E o pior, não bastava ele estar no porão ao invés de ajudando seus companheiros na tempestade que acontecia lá fora, ele estava dormindo! 
Jonas dormiu na tempestade.
Não durma na tempestade. Eu sei que elas vêm sobre a nossa vida, e as vezes nós mesmos a causamos, mas as vezes não. O fato é que, quando a tempestade vem, não é hora de dormir. 

5 - Davi

O grande Rei Davi também dormiu em hora errada! Pois é... O povo saiu à guerra, e eu fico pensando no porque Davi ficou em casa. Ele era o rei e deveria ter ido junto com seu povo. Mas a Bíblia relata que Davi estava dormindo no seu palácio, acordou e foi passear. Aí ele viu uma mulher tomando banho e foi lá, chamou ela é acabou cometendo um erro pior que o outro: adulterou, ela engravidou, aí ele mandou que o marido dela voltasse da guerra e fosse pra casa, e o marido de Beteseba não quis  então Davi fez com que o marido dela fosse colocado na linha de frente para morrer. Davi dormiu em época de guerra.

E agora?

Talvez você tenha se identificado com algum desses pontos (ou com todos eles), e esteja se perguntando como eu me perguntei: como não dormir? 
A resposta está no versículo acima, destacado em vermelho: 

"Por que estão dormindo?”, perguntou-lhes. “Levantem-se e orem para que vocês não caiam em tentação!”
Lucas 22:46

Se você perceber, todos os casos teriam sido resolvidos se esses homens levantassem e orassem. Veja só, Sansão sabia que estava sendo tentado - se ele falasse com Deus como ele falou no ultimo momento da sua vida (Senhor DEUS, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez...) ele não teria caído em tentação e nem nas armadilhas do inimigo.
Se Êutico, Pedro, Tiago e João tivessem orado e pedido a Deus que tirasse o sono deles para que eles pudessem estar atentos ao que estava acontecendo ao redor, Êutico não teria caído da janela e nem os três discípulos acordariam com a exclamação de Jesus: 
"Acordem! Eis que se aproxima o traidor!". 
Se Jonas tivesse se ajoelhado e confessado seu pecado a Deus e pedisse para Ele parar a tempestade que ele iria para Nínive, ele não teria parado no fundo do mar, numa situação totalmente angustiante. 
E por fim, se Davi tivesse ido para a guerra, ou até mesmo, vendo aquela mulher, corrido pro templo e conversasse com Deus - como vemos ele fazendo muitas e muitas vezes nos Salmos - ele não teria caído na armadilha de Satanás. 

Você consegue perceber que, no final, tudo leva à oração? 


A oração leva à intimidade com Deus, e não há nada melhor do que ter intimidade com Deus, depender Dele para tudo. E, tendo intimidade com Ele, podemos pedir sua ajuda, orientação, desfrutar da presença Dele... Enfim, quando temos intimidade com Ele e estamos sempre em oração, muito dificilmente "dormiremos".  


Se você percebeu que anda dormindo em alguma situação como esta, sabe o que eu te aconselho a fazer? 
"... vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará." 
Mateus 6:6

Esse é com certeza, um desafio para todos nós. Que o Espírito Santo nos acorde para a realidade que vivemos, e que possamos, cada vez mais, estarmos de joelhos diante do Pai, porque é de joelhos dobrados que nós nos levantamos! 


"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." Salmos 119:105

"Por isso é que foi dito: 'Desperta ó tu que dormes, levanta-te entre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti!" Efésios 5:14


Fonte da imagem: https://veja.abril.com.br/ciencia/dormir-10-horas-por-dia-eleva-risco-de-problemas-cardiovasculares/

CONVERSAÇÃO

15 $type={blogger}:

  1. Muito Bom! Parabéns pelo texto, que Deus abençoe e continue usando a cabeça das mãos que o escreveram pra mensagens ainda mais abençoadoras...

    ResponderExcluir
  2. Ótima explicação, que Deus continue lhe concedendo graça e sabedoria

    ResponderExcluir
  3. Muito bom que o nosso amável Deus continue te abençoando cada vez mais em nome do Sr.Jesus

    ResponderExcluir
  4. Que possamos fugir do sono da negligência, parabéns

    ResponderExcluir
  5. mensagem forte para nossos Dias ,Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  6. amei seu estudo continue assim zap 31982977630

    ResponderExcluir
  7. Palavras poderosas . Desperta tu que dormes.

    ResponderExcluir
  8. Linda msm,perfeita...que Deus abençoe!!

    ResponderExcluir