Quem me conhece sabe que uma das coisas na qual eu mais tenho dificuldade de lidar é a famosa ansiedade, desde que era criança. Sempre vivi acelerada, pensando demais no hoje, no amanhã, até mesmo no ontem. Depois que sai do ensino médio isso só piorou, já que as pressões e responsabilidades da "vida adulta" começaram a tomar 100% conta de mim, inclusive me causando problemas físicos e sociais como consequência. Toda essa ansiedade e agitação vinham se tornando um problema de proporções enormes na minha vida, e eu estava há tempos buscando força e respostas em Deus para me libertar disso. Até ontem. Sim, ontem a noite a pregação do culto mexeu comigo de uma forma inexplicável. Parecia que Deus tinha descido do céu e sentado ao meu lado para me explicar algumas coisas, me dar algumas broncas e mostrar que estava comigo. Não que talvez eu já não tivesse lido ou ouvido falar sobre a Palavra de ontem, mas é que foi diferente, foi tocante, eu tive certeza que era a resposta na qual eu tanto esperava. Por saber que nesse nosso mundo agitado e cheio de cobranças muitas pessoas passam pela mesma situação que eu, resolvi escrever esse texto sobre a Palavra abençoada que ouvi. Espero que ela te toque tanto quanto tocou a mim!
Frequentemente temos o costume de tratar nossos problemas e preocupações como nosso "bichinho de estimação". Nós os carregamos desde o momento em que acordamos até a hora de dormir, muitas vezes pensamos tanto que até perdemos o sono. Nos tornamos pessoas completamente ansiosas, estressadas e inquietas com as aflições da vida. Essas, que na verdade, nem deveriam ser surpresas para nós, afinal Jesus nos alerta em João 16.33: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."
Jesus nos avisou que nossa vida não seria tão fácil assim, mas Ele também nos mandou ter paz pois assim como Ele venceu o mundo, nEle nós também vencemos. Ainda assim, temos a mania de guardar na mente e no coração todos os nossos problemas. Mas hoje eu quero que você saiba que esses lugares não são para eles. Você está guardando suas preocupações no lugar errado. E é óbvio de adivinharmos que o diabo irá se aproveitar disso, pois ele sabe qual é o nosso ponto fraco. Sabe aquilo que tira sua paz, abala sua fé e confiança no Senhor. O diabo sabe o que mexe com nossos sentimentos, e é justamente lá que ele irá te cutucar. E nós, quão cegos ficamos quando tentamos carregar toda a carga dessa vida sozinhos, acabamos por virar um iô-iô nas mãos do inimigo, vivendo de altos e baixos. Nossos problemas passam a controlar nossa mente, nossas atitudes, nosso agir. Muitas vezes até descontamos nosso nervoso e stress nas pessoas que nada tem a ver com isso.
Um grande exemplo disso foi Ana (1 Samuel 1), uma das esposas de Alcana, uma mulher estéril que sonhava em ter um filho. Ana era uma pessoa triste, amargurada, ansiosa, lhe faltava o filho para completá-la. Para piorar, a outra esposa de seu marido, uma mulher fértil e cheia de filhos, vivia a lhe provocar. Isso só piorava sua situação! Ana chegou a deixar de se alimentar direito e nem dava mais atenção a seu marido, que tanto a amava. Ela havia se tornado o iô-iô, uma escrava de seus problemas. Alcana até mesmo chegou a chamar-lhe a atenção, e quantas vezes isso não acontece com a gente também? Estamos tão focados naquilo que nos tira a paz que esquecemos de enxergar as coisas boas que a vida está nos oferecendo, de dar atenção as pessoas que amamos, esquecemos até mesmo que Deus está ali o tempo todo dizendo "Filho, eu estou aqui, para de chorar assim, chega de se preocupar, dá aqui os seus problemas que eu posso resolver!" O Senhor nos convida a trocarmos nosso fardo pelo o dEle, pois Ele não quer nenhuma carga sobre nós. Ele quer aliviar nossa alma e nos dar uma vida livre, leve e feliz, algo impossível de se conquistar quando vivemos preocupados com tudo.
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." Mateus 11:28
Diante disso, aonde devemos então colocar nossos problemas? Qual o lugar certo para depositarmos nossas preocupações? Nossos problemas devem estar nas mãos do único que é capaz de resolver: Deus, é claro. Devemos entregar tudo somente ao ÚNICO capaz de operar milagres e maravilhas em nossas vidas. Só Deus pode te abrir uma porta de emprego, fazer você lembrar de tudo que estudou para uma prova, mudar uma situação, transformar uma pessoa, prover algo a você, proteger quem você ama.... Se descabelar não adianta nada porque nós, meros humanos, não podemos resolver coisa alguma. Mas Ele, o nosso Pai, pode!!!! Pode e quer. Vamos ouvir o que o Senhor nos disse em Filipenses 4.6 e 7:
6" Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus."
Ele claramente nos adverte que não devemos nos preocupar com NADA, N-A-D-A, absolutamente COISA ALGUMA. Não podemos deixar que nada tire a nossa paz, nos faça perder o controle da situação, o equilíbrio, a fé em Deus. Antes devemos entregar ao Pai todas as nossas petições através da oração. Todas as situações que precisam ser mudadas, tudo aquilo que sonhamos, TUDO deve estar nas mãos do Senhor! Jesus pode e quer fazer por você aquilo que seu coração almeja, mas, para isso, é preciso que você entregue tudo a Ele e descanse, tenha fé, CREIA! Salmos 37.5 diz: "Entrega seu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele o fará." Não há porque nos preocuparmos, o Criador dos céus e da terra está cuidando de tudo para nós! O lugar das suas inquietações não é dentro de você, é no altar, nas mãos do Senhor. Ele deixou a parte mais fácil para nós: orar e confiar.
Quando Ana tomou uma posição e, ao invés de continuar desgostosa com a vida, clamou ao Senhor e entregou a Ele seu desejo de ser mãe, até mesmo seu semblante mudou! Imagine só, uma mulher que mal se alimentava e vivia chorando devia possuir um semblantes extremamente abatido. Porém, depois que ela se rasgou diante do Pai, entregando todas suas amarguras e preocupações, até isso mudou. Afinal, um semblante de derrota não combina com aqueles que são filhos do Altíssimo, não é?! Ana agora descansava no Senhor, a paz que excede todo entendimento havia invadido seu coração e mente! Assim como Ele nos promete no versículo 7.
Depois de um tempo Ana concebeu e engravidou, sim, Deus se lembrou dela!!!! Assim como Ele vai se lembrar de você. E mais, além de Samuel, o Senhor deu a Ana mais 5 filhos. C-I-N-C-O. Ele faz por nós infinitamente mais do que pedimos ou pensamos, aleluia!
"Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam."
1 Coríntios 2.9
Essa Palavra impactou meu coração de tal maneira, como foi bom ouvir que não sou eu quem preciso me preocupar com tudo, Deus está fazendo isso por mim! Tire seus problemas de você e coloque-os nas mãos de dEle! Viva plenamente, sem nenhuma carga sobre seus ombros. Confie pois o Pai está cuidando de tudo! Nunca esqueça que sua oração está sendo ouvida e sua vitória será certa, apenas creia! Que Deus abençoe sua vida e fale mais ao seu coração!
"O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente." João 10.10
*Essa Palavra foi ministrada pela pastora e cantora Bruna Martins, na IIGD - Sede (Mogi das Cruzes)
0 Comentários