Fonte
Chegamos finalmente ao nosso terceiro texto. Espero que tanto os outros 2 como esse toquem seu coração profundamente. Vamos finalmente "conhecer" o Plano de Deus para humanidade, o Plano do resgate.
No Antigo Testamento, Deus direcionou Seu povo para Ele através de leis e mandamentos que refletiam Sua vontade para os homens. Ele deveriam ser rigidamente seguidos, pois evitariam que o povo de Deus se contaminasse com as coisas do mundo, o pecado. Ainda assim, é claro que o ser humano continuou pecador, afinal, desde Adão, nascemos de natureza suja e longe de Deus. Era impossível seguir 100% tudo quanto Ele mandava. Por isso, seu povo não podia se achegar à Sua Santa Presença, pois ninguém pode se não estiver limpo do pecado. Mas o Pai nos queria perto, Ele ainda amava demais Sua criação, como o Senhor resolveu isso então?
Ele mandou que fosse construído um tabernáculo, um santuário. Lá, haveria um local onde animais deveriam ser sacrificados, pois como são seres puros e livres de qualquer maldade, o sangue deles encobriria os pecados do povo. Além disso, nesse tabernáculo haveria uma arca, a Arca da Aliança. Nela, habitaria a presença Santa de Deus, a Shekinah, e esse local se chamava o Santo dos Santos. Quem entrasse nesse local com algum pecado, qualquer um que fosse, era consumido pelo fogo, morto, e dessa vez estou falando literalmente. Afinal, era realmente muita ousadia de um ser humano se achegar à presença do Pai contaminado pelo mal, não é?! Luz e trevas não se misturam. Por esse motivo, não era qualquer pessoa que poderia entrar no tabernáculo. Apenas os sacerdotes, homens que viviam em uma constante consagração e comunhão com o Pai, poderiam entrar para oferecer os sacrifícios pelos pecados do povo e a adoração a Deus.
Isso tudo, não parece ter muito a ver com Jesus, não é? Pois tem, e muito. Durante esse primeiro Plano, o Senhor preparou Seu povo para algo grandioso. A seguir, vou explicar detalhadamente como era o tabernáculo, interligando sua estrutura ao Plano de Salvação que nos sobreveio com a vinda de Jesus.
O Tabernáculo era dividido em vários cômodos, vou citar e explicar um por um, vamos ao primeiro:
Átrio Exterior
Também conhecido como o "Pátio dos gentios", o Átrio Exterior ficava ao lado de fora do Santuário propriamente dito. Lá, ficavam as pessoas que, apesar de se interessarem de uma certa forma por Deus, não possuíam a comunhão e a Santidade necessárias para se achegar ao Santo dos Santos, à presença do Pai. Contextualizando para nós, esse Átrio representa aqueles "Cristãos" que simpatizam com Deus, gostam de ouvir a Palavra, de vez em quando até vão à igreja, porém não possuem um relacionamento sério com Deus, não vivem a presença do Espírito. Esses não chegam, de fato, perto de Jesus.
Átrio Interior
Esse lugar era um pátio interno e nele havia um altar e uma bacia. Aqui, já vamos enxergar claramente como o Senhor preparou tudo já pensando em Jesus. Era nesse altar que os animais eram sacrificados, lá tinham seu sangue derramado em prol das pessoas, eram imolados, queimados. Acho que agora já conseguimos entender perfeitamente o porquê Jesus precisou morrer numa cruz e derramar todo seu sangue pelos nossos pecados, não é? Se o sangue dos animais era sem pecado e tinha o poder de encobrir os nossos, imagine só o sangue do filho de Deus, da majestade Santa, do Deus em forma humana! Ele foi o nosso sacrifício final, o Seu sangue encobriu os pecados DE TODA A HUMANIDADE.
"Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação,
Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.
Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,
Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?"
Hebreus 9:11-14
Mas, além do altar, no Átrio Interior havia também a bacia. Ela tinha água para o sacerdote se limpar após oferecer os sacrifícios. Será que você consegue enxergar mais uma vez como tudo isso tem a ver com a Salvação? Após sermos perdoados de nossos pecados pelo sangue de Jesus, o Cordeiro Santo, precisamos ser limpos e purificados pela Água da vida: a Palavra de Deus! Só assim poderemos chegar à presença do Altíssimo, aliás é exatamente sobre isso que falaremos em nosso último texto, amanhã.
Aguardo a presença de todos, até =]
0 Comentários