Orar por eles? Sério isso?

Orando por uma autoridade, você estará honrando-a e por isso, obedecendo à Deus

Imagine uma pessoa que nem queria saber de política... Assim era eu até mais ou menos 1 mês antes do primeiro turno das eleições de 2014. Até que eu entendi que quem é a autoridade no país, acaba por me representar. Veja esse versículo:

" As autoridades são tolas, não pedem que o Senhor as guie. Foi por isso que elas fracassaram, e o nosso povo está espalhado." Jeremias 10:21


Quando li esse versículo alguns dias atrás, não pude deixar de notar a profunda relação entre as atitudes de uma autoridade com as consequências que isso trás aos subordinados.  Gosto de trabalhar na liderança de alguns projetos, e sou consciente que se algo não der certo, a culpa é minha. Apesar de todos darem a opinião, a resposta final vem do líder do projeto, e por isso ele se responsabiliza por todos os caminhos que o projeto segue.

Quem dera as autoridades soubessem da importância que é ter os princípios de Deus na governança! Somente o Senhor Deus sabe o que é melhor para o povo, basta ler a Bíblia e você verá que Deus é o melhor líder que alguém pode conhecer. Ele não dá o culpado por inocente e nem vice versa, ordena que amamemos uns aos outros, o que significa que devemos colocar as necessidades do outro acima das nossas. É assim que um representante do povo deve ser, deve colocar como prioridade a necessidade daquele que não tem direito à escola, à saúde, ao saneamento básico, à moradia e tudo mais acima das suas próprias necessidades (uma casa maior, mais dinheiro na poupança, um carro importado talvez).
Eu sei o que você vai falar. Não vemos uma atitude assim há muito tempo. Não vemos isso nem mesmo nas autoridades da igreja, quanto mais nas autoridades de um país. Dá vontade de desistir, sentar e chorar, se lamentar pelo fato de que "não existe mais saída".
Eu era assim, não te culpo se você pensa desse mesmo jeito.

Mas, quando olhamos para as histórias da Bíblia, vemos que não é assim que devemos agir. Quando Pedro estava na prisão, os cristãos poderiam muito bem sentar e chorar, mas ao invés disso, eles se reuniram e oraram a Deus, e por causa da oração dos irmãos, Pedro foi liberto da prisão.

"Nessa ocasião, o rei Herodes prendeu alguns que pertenciam à igreja, com a intenção de maltratá-los, e mandou matar à espada Tiago, irmão de João. Vendo que isso agradava aos judeus, prosseguiu, prendendo também Pedro durante a festa dos pães sem fermento.
Tendo-o prendido, lançou-o no cárcere, entregando-o para ser guardado por quatro escoltas de quatro soldados cada uma. Herodes pretendia submetê-lo a julgamento público depois da Páscoa. Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele.
Na noite anterior ao dia em que Herodes iria submetê-lo a julgamento, Pedro estava dormindo entre dois soldados, preso com duas algemas, e sentinelas montavam guarda à entrada do cárcere. Repentinamente apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou na cela. Ele tocou no lado de Pedro e o acordou. "Depressa, levante-se!", disse ele. Então as algemas caíram dos punhos de Pedro. O anjo lhe disse: "Vista-se e calce as sandálias". E Pedro assim fez. Disse-lhe ainda o anjo: "Ponha a capa e siga-me".
E, saindo, Pedro o seguiu, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; tudo lhe parecia uma visão. Passaram a primeira e a segunda guarda, e chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. Este se abriu por si mesmo para eles, e passaram. Tendo saído, caminharam ao longo de uma rua e, de repente, o anjo o deixou. Então Pedro caiu em si e disse: "Agora sei, sem nenhuma dúvida, que o Senhor enviou o seu anjo e me libertou das mãos de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava". Percebendo isso, ele se dirigiu à casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos, onde muita gente se havia reunido e estava orando."                              Atos 12:1-12

Vivemos um momento decisivo para o Brasil. O que o Brasil sofre hoje em dia é a consequência da tolice das autoridades que não buscam em Deus o que é melhor a fazer. Deus sabe onde seria melhor aplicar o dinheiro de forma que o povo viva bem, mas o que vemos são autoridades buscando melhorias para si mesmas, e não para o povo. 
O que faremos, pois, diante dessas coisas? A maioria das pessoas já jogou tudo pro alto e desistiu, porque realmente é mais cômodo você reclamar e xingar a postura das autoridades, mas o que eu te desafio é, toda vez que você sentir vontade de reclamar, ore. 
Muitas vezes agimos como se não tivesse mais jeito. Achamos que o nosso problema é grande e esquecemos a grandeza de Deus. Esquecemos do poder que há na oração. Esse Brasil pode mudar, as autoridades podem sair de sua tolice e governarem um Brasil mais justo. Seu pastor pode sair da tolice e começar a seguir os passos de Jesus. Seu chefe, enfim, todos aqueles que estão como autoridades sobre a sua vida podem ser melhores, mas não fique aí reclamando. 
Talvez eles resistam à sua palavra, resistam à sua opinião, eles podem resistir à tudo, menos a sua oração. Que assumamos nossa posição como cristãos cidadãos e oremos pelas autoridades do país/comunidade para que o povo não seja disperso, mas que haja paz e prosperidade. 
As decisões deles afetam a nossa vida, Se você não quer se preocupar com o seu irmão que não tem acesso à um saneamento digno, pense que todas as atitudes deles afetam direta ou indiretamente a nossa vida. 
Te desafio a orar 5 minutos pelas autoridades que estão sobre a tua vida. Há poder na oração a ponto de Deus mandar um anjo quebrar as correntes de alguém preso.
Amém?

CONVERSAÇÃO

0 $type={blogger}:

Postar um comentário