Fonte |
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra."
Timóteo 3:16-17
Bom dia, boa tarde, boa noite!
Hoje vim aqui compartilhar com vocês uma das dúvidas que muitas pessoas têm e me perguntam: posso corrigir meu irmão? É que hoje a linha entre julgamento e correção está tão... fina que muitas vezes as pessoas acham que você está julgando quando está corrigindo ou que você está corrigindo quando na verdade está julgando. O que é julgar e o que é corrigir alguém?
Eu tenho uma irmã mais nova e zelo muito pela vida dela. Acho que sou como uma super-irmã-protetora rs. De verdade. Eu conheço como funciona as coisas aqui em casa e sempre busco passar umas dicas para ela sobre tudo. Se eu ver alguma coisa que sei que pode colocá-la em problemas - qualquer tipo de problema - com certeza vou alertá-la, não só por uma questão de proteção, mas porque eu a amo. Amo demais para vê-la se perder.
Cristo nos compara à uma família, onde Ele é o filho mais velho de muitos irmãos (Romanos 8:29), então sendo nós irmãos numa família que nasceu no coração de Deus, a família de Deus, creio que o sentimento que deveríamos ter uns com os outros é esse que rege nossa família: o amor.
Quem julga não demonstra amor. Julgar, na minha opinião, é se por acima daquela pessoa como se você fosse alguém superior. Os fariseus faziam isso, e como Jesus foi contra eles por causa disso!
Essa talvez seja a melhor definição de julgar: você é uma prostituta sua pecadora, vai pro inferno! E aí a pessoa carrega esse peso nas costas pro resto da vida e ninguém conta pra ela que existe um salvador que morreu por prostitutas como ela!
O julgamento nós como cristãos não precisamos julgar ninguém. Primeiro que nossa missão não é essa, segundo porque quando apontamos o dedo para alguém, existem três dedos que apontam para nós. E se nós formos olhar para nós mesmos, temos muita, muita coisa para consertar não é?
Fonte |
Mas e aí? Sou errada também, não posso falar nada?
Não é bem assim. Jesus nos orienta a primeiro arrumar nossa vida naquela área para depois ir falar com o outro:
"E como podes dizer a teu irmão: Permite-me remover o cisco do teu olho, quando há uma viga no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás ver com clareza para tirar o cisco do olho de teu irmão." Mateus 7:4-5
Repare que Jesus não falou para você ignorar o cisco que está no olho do irmão. Ele está falando para que você primeiro arrume a sua vida para depois ir falar com o outro. Até porque soaria bem hipócrita da minha parte dizer a minha irmã "não faça isso" quando ela vê que eu estou fazendo exatamente o que disse para ela não fazer não é verdade?
As vezes nosso irmão simplesmente não sabe para onde está indo. Tipo a minha irmã, quando era pequena e saia andando por aí no supermercado e eu sempre tinha que dizer "ei, volta aqui, fica perto do pai!"
Porque se ignorarmos alguém que está indo pelo caminho errado, não demonstramos amor do mesmo jeito. Imagina, minha irmã está brincando com alguém e essa pessoa coloca uma venda nos olhos dela e a está guiando para um penhasco. Imagina o desespero! E aí, eu como irmã vou fazer o que? Lógico que vou correr para salvá-la! Eu vou gritar, correr, fazer qualquer coisa MENOS virar as costas e falar "ema, ema, ema cada um com seus problemas!".
Não posso simplesmente ignorar! Ela é minha irmã, ela faz parte da minha família! E é isso que deveríamos sentir por todos os que fazem parte da família - dessa enorme família de Cristo.
Como corrigir meu irmão?
Primeiramente, use a Bíblia. Por uma questão muito simples: se ser cristão é seguir à Cristo, e a Bíblia é a palavra de Deus, então tudo o que está na Bíblia tem a ver com Cristo. A Bíblia é o nosso manual!
Qualquer direção fora da palavra de Deus não deve ser considerada, e é uma coisa meio lógica: se você é cristão, você segue a Bíblia. Não estou nem falando de pessoas que seguem uma religião (ex. espiritismo, islamismo), porque quem segue uma religião mora em outra casa e é meio absurdo eu exigir que uma pessoa de outra casa se comporte como alguém da minha família: são ensinamentos diferentes.
Mas quem é da casa de Deus, age como seus filhos, tendo como exemplo a Jesus, o modelo perfeito. Então ao advertir um irmão, use a Bíblia. Não há nada mais poderoso.
"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." Mateus 12:30-31
(Acho que isso já exclui qualquer possibilidade de julgar alguém né?)
Terceiro, lembre que você é igual ele, e poderia ser você no lugar dele. Como gostaria que falassem com você? Fale assim com o seu irmão.
Não ignore. Não julgue. Ame, aconselhe e mostre com a sua vida como o outro deve agir. E todos nós, juntos, corramos a corrida que nos foi proposta. Somos família, nunca se esqueça disso!
0 Comentários