Tempo certo

Fonte


"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3.1

Se você é cristão provavelmente já deve ter ouvido diversas vezes o versículo acima, assim como já deve ter ouvido também milhares de vezes sobre a importância de esperar em Deus o tempo certo de todas as coisas. Fico pensando que talvez seja esse o problema, às vezes ouvimos tanto sobre determinada coisa ser correta que isso acaba se tornando algo automático em nossa mente, temos até a falsa impressão de que estamos vivendo aquilo, quando, na verdade, aquilo não passa de uma teoria que admiramos mas não vivemos. Você agora deve estar se perguntando: por que estou dizendo tudo isso? Bom, porque o assunto que eu quero abordar tem absolutamente TUDO a ver com esperar o tempo certo, o tempo certo do "ide".

Jesus diz em Marcos 16.15 que temos uma missão nessa terra: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." Ual, esse versículo faz arder o coração de qualquer cristão verdadeiramente apaixonado pelo evangelho, por Jesus! Dá aquela vontade de sair por aí gritando o quanto Nosso Pai ama a cada um de nós! E, é claro, como o Senhor é rico em sabedoria, para que a ordem de Jesus fosse cumprida, Ele nos concedeu o Espírito Santo, que dá a cada um algum tipo de dom ou talento, para que assim o evangelho alcance a todos das mais diferentes formas: "Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil." 1 Coríntios 12:4-7

Todos nós que amamos a Cristo queremos ser úteis pra Deus, certo? Todos queremos ser cheios do Espírito e usar nossos dons em favor da salvação, não é? O problema é que com essa sede toda esquecemos daquele outro versículo, o primeiro, que nos diz que para TUDO (tudo é tudo mesmo) há um tempo determinado! Deus tem um chamado, um propósito, na vida de cada um de nós, porém não podemos atropelar as coisas. Não estou falando que você não pode falar sobre Jesus e Seu amor, é claro que pode, para qualquer um! Eu estou falando sobre a grande responsabilidade que é ter um ministério . Infelizmente, estamos presenciando hoje em dia uma grande quantidade de pastores, levitas, obreiros, pessoas que se orgulham em dizer "eu faço a obra, eu sirvo a Deus" mas que mostram exatamente o contrário em suas atitudes. Não estou aqui para julgar ninguém, esse não é o meu papel, meu desejo é apenas que o Espírito Santo abra o nosso entendimento, pois precisamos enxergar o tamanho da seriedade que é fazer a obra de Deus,e para isso quero citar mais dois versículos: "E eis que sobre vós envio a Promessa do meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." Lucas 24.49

"Mas qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar." Mateus 18.6

Vamos analisar primeiramente o versículo de Lucas 24. Jesus havia ressuscitado e apareceu pela primeira vez aos seus discípulos, eles ficam maravilhados! Jesus lhes explicou que Sua morte e ressurreição foram necessárias, assim como foi previsto pelos profetas do Antigo Testamento. Agora, porém, era necessário que Seu nome fosse pregado em todas as nações, seus discípulos teriam a missão de levar as boas novas da Salvação ao mundo, a começar por Jerusalém.
Massssssss, como vemos no versículo 49, Jesus os advertiu de que primeiro eles precisariam ser revestidos do poder do alto! E é exatamente nesse ponto que eu queria chegar, a partir do momento em que aceitamos Jesus como nosso único Senhor e Salvador nos tornamos discípulos dEle e precisamos obedecer as suas ordens. Todos nós queremos ser úteis mas antes precisamos ser cheios do Espírito Santo, sabe por que? Porque é Ele quem nos convence do pecado, é o Espírito do Senhor quem transforma nossa mente, nosso coração, nos traz sabedoria, é Ele quem nos faz andar de acordo com o que agrada a Deus! E sim, precisamos disso antes de assumirmos um ministério e precisamos muito. Não estou falando que você precisa ser perfeito, pois isso ninguém é, estou falando que antes de você querer cantar, dançar, pregar, ou qualquer que seja o seu chamado, você precisa ter uma vida cheia da presença de Deus, uma vida de constante consagração, você precisa ser revestido do poder do Senhor e ser maduro na fé, e a justificativa para isso está no versículo de Mateus 18.

Quando fazemos a obra, por mais que façamos exclusivamente para agradar a Deus, temos os olhos de muitos voltados para nós, ou vai dizer que você nunca ouviu algum comentário do tipo "Nossa, ele é pastor e está fazendo tal coisa", "Olha ela canta na igreja mas faz isso errado", é claro que sim, não é? Mas o grande problema não são as fofocas (que, inclusive, também não agradam a Deus), o grande problema é que o nosso mal testemunho pode desviar alguém dos caminhos do Senhor! Mas aí todos pensam "Ah mas a salvação é individual, ele que se resolva com Deus" NA-NA-NI-NA-NÃO! Jesus diz que qualquer que fizer um filho dEle se desviar teria sido melhor para essa pessoa que amarrasse uma mó de azenha (que era uma pedra bem grande, que girava em cima de outra do mesmo formato e moía grãos) no pescoço e se jogasse no fundo do mar, ou seja, Ele quer dizer que é melhor morrer do que desviar um irmão dos caminhos de Jesus! Sentiu a responsabilidade? O seu testemunho como cristão atuante na obra de Deus pode trazer muitas almas para Jesus, mas também pode desviar muitas delas, pois infelizmente muitos cristãos não mantém seu foco em Cristo e sim no homem, e então, dessa forma, estaríamos trabalhando contra a obra de Jesus e OBVIAMENTE, quem ama a Deus de verdade, não quer isso de forma alguma! O Senhor nos diz que precisamos ter paciência com os fracos na fé, precisamos influenciá-los para mais perto de Deus, e nada melhor que o bom exemplo para influenciar alguém, não é?!

É fundamental manter uma vida de comunhão com Deus antes de ter um ministério em mãos. É preciso, antes de tudo, buscar, orar, jejuar, descobrir seu chamado, pedir sabedoria e entendimento  e então, quando o Senhor ver que você está preparado para fazer a obra, Ele mesmo vai tratar de tudo, no tempo dEle, do modo dEle, só é preciso confiar e entregar sua vida de todo coração para que nosso Pai cuide! Estamos aqui para fazer a diferença, afinal somos sal da terra e luz do mundo, não podemos viver ou fazer as coisas de Deus de qualquer forma (como infelizmente temos observado muitos fazendo). Espere o tempo certo de tudo em sua vida, medite em Eclesiastes 3 de todo o seu coração, entregue seu caminho ao Altíssimo e o mais Ele fará!

Que o Senhor fale mais ao coração de cada um e abençoe a todos!

 "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6.33

Postar um comentário

0 Comentários