Três em um? - um pensamento sobre nós e Deus

Nossa gente, eu tava procurando na internet sobre a origem da palavra "cristão" e eu me surpreendi com a quantidade absurda de gente atacando o cristianismo, e mais um monte de gente tentando defender uma religião - só pode ser religião aquilo, era muita confusão, que isso!

Então cá estou eu para dialogar sobre uma questão poleeeeemica! Afinal de contas, Deus é um só ou é três? #polêmica!

Mas antes de responder essa questão, gostaria de te fazer uma pergunta: você já parou pra pensar que você também é um ser trino? Pois é rapaz, você também é três! 

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Tessalonicenses 5:23)
Mas calma, deixa que eu explico. Somos um ser apenas, composto de três partes: corpo, alma e espírito. Não sou uma pesquisadora científica, mas até onde eu sei, os cientistas não conseguiram ainda encontrar uma razão lógica para as nossas vontades, que não sejam os neurônios e o cérebro. Mas sério que você acha que só esses músculos fazem você sentir tudo isso? E quando a pessoa morre? Os neurônios e os cérebros não estão lá? Aí você me pode me dizer que é o sangue então. Nossa então que sangue super mágico que nos dá vida, limpa nosso corpo, e ainda nos faz pensar e sentir!

Tá gente, sejamos racionais, não é o nosso corpo físico que nos faz pensar, elaborar pensamentos e sentir as coisas. Nosso corpo é, na verdade, um reflexo do que nossa alma está sentindo. Então se estamos tristes, ou seja, se nossa alma está triste, nosso corpo reage olhando para baixo, não sorrindo, se estamos com raiva a musculatura fica rígida, e muitas outras coisas acontecem, começando no cérebro, no nosso corpo como reflexo da alma. (Para quem interessou o assunto, pesquisem mais sobre PNL. É fantástico!)

É o espírito? Meu, o espírito é algo muito lindo e real em nós. Mas pra você não achar que eu to falando babaquice, vai discutir com os cientistas sociais, ok? Existe um estudo, é uma pirâmide, que chama "níveis neurológicos". O negócio é doido e quase que inquestionável. Olha aqui a pirâmide dos níveis neurológicos:

Os níveis neurológicos. Você pode ler mais sobre isso aqui. 
Bom, vou te contar como interpreto a pirâmide. O mais alto influência os de baixo. Se você mudar o seu comportamento, por exemplo, você vai mudar o seu ambiente. É simples de imaginar: você tinha o comportamento de beber e por isso ia ao bar. Agora você não quer mais beber, você mudou o seu comportamento, você vai continuar indo ao bar? A resposta é óbvia que não, porque não há mais nada para fazer ali, você vai começar a frequentar outros ambientes.

Vou te dar mais um exemplo: uma pessoa que tem uma crença que, se ela abrir um negócio vai falir, com certeza têm comportamentos de uma pessoa que já é derrotada e não frequenta ambientes com muitos empresários. Certo dia ela decide ir num seminário e lá ela substitui a crença dela para "vou abrir meu negócio e vai dar tudo certo!". Agora seja sincero e me responda: essa pessoa continuará tendo os mesmos comportamentos e frequentando os mesmos lugares se ela realmente decidiu acreditar nela? A resposta é não.

Então se seguirmos essa linha de raciocínio, vamos ao topo da pirâmide. O que está lá? Pois é, a espiritualidade. É a própria palavra já denúncia: tem a ver com o nosso espírito.

Segundo o que ouvi no meu treinamento de Coach, o espírito, e consequentemente a espiritualidade, não está ligado a uma ou outra religião: é algo que todos temos. O espírito é algo dentro de nós que anseia por uma ligação profunda com alguém maior. É dele que vem aquelas perguntas tipo "quem sou eu? De onde eu vim? Para onde eu vou? Qual a minha missão?" E essas perguntas profundas.

Fonte
E é da necessidade do espírito de se conectar que surgem as religiões. Todas as religiões tem um "ser maior", podendo ser elas mesmas, estátuas, várias divindades ou um único Deus. Cara, nem a ciência nega que existe o espírito e se você quer deixar uma pessoa louca é atingir e questionar a espiritualidade dela. (Quer dizer, depende. Mas tem gente que realmente pira quando é questionado).

Então vamos lá amiguinhos, o que vimos até agora? Ah é, você é três: corpo, alma e espírito. Agora me diz uma coisa: tem como você ser você sem algum desses três itens? Cara, não dá. Eu sei que tem gente que afirma que o espírito do morto fica zanzando por aí, mas você, VOCÊ, com corpo, alma e espírito do jeito que você é, não tem como ser de outra maneira que não seja com esses três ligados.

Se seu corpo morrer, não há mais vida, pensamento nem sentimentos. E sem alma e espírito não dá pra imaginar. A gente usa a questão de "desalmado" pra falar que alguém é cruel, mas aquela pessoa continua tendo uma alma sim: sente raiva, sente ódio, sente culpa. É da alma (que a Bíblia chama de coração) que procedem às fontes da vida, e é dela também, que falamos do que está cheia (já reparou que quando pensamos muito numa coisa acabamos falando nela? É disso que eu estou falando haha).

Então se você é três, mas continua sendo um, será que fica mais claro entender que Deus, o Deus que eu sirvo, também é três? Jeová, Yeshua e o Espírito Santo. Possuem atributos diferentes (assim como seu corpo, alma e espírito), mas compõem uma pessoa, assim como você.

Será que ficou mais claro?

Olha, antes eu era muito contra a ciência, mas depois descobri que a ciência, quanto mais a estudamos, mais ela nos revela sobre nós mesmos e sobre Deus. Procure saber mais, estude a PNL (Programação Neurolinguistica), estude o Coach evolutivo, pesquise sobre o que os cientistas sociais falam sobre a espiritualidade. E você vai entender: você é três, mas você também é um. Eu não sou Thalita espírito, Thalita corpo e Thalita alma. Eu sou Thalita, e sou corpo, alma e espírito. Assim também é Deus, o Deus da Bíblia.

Espero poder ter contribuído com a dúvida

Não concordou, acha que eu falei absurdo, acha que não tem nada a ver? Concordou, esclareceu sua dúvida? Não esquece de comentar. Sua opinião é MUITO importante para nós, debater de forma civilizada e com respeito é muito bom e pode acrescentar várias coisas. Beijos e até a próxima!

CONVERSAÇÃO

0 $type={blogger}:

Postar um comentário