Mudanças


Enfim, um novo ano. E é muito comum ouvirmos coisas como "o ano não será diferente, se você não mudar". É verdade. E não só o ano, mas seu relacionamento não será diferente, se você não mudar suas atitudes; seu ministério não será diferente se você não se esforçar em buscar a Deus...
Enfim, vivemos em um tempo de mudanças constantes. Se você parar para pensar em como você começou o ano e como você o terminou, é fácil perceber que mudamos muito.

Mas... E quando você quer mudar e não consegue? Está nessa também?
Não dá uma raiva quando nós queremos mudar e acabamos por entrar no nosso quarto no fim do dia sendo obrigados a admitir que falhamos mais uma vez? Aquela sensação de fracasso, raiva - e, num nível mais profundo, desespero.

Você também passa por isso?
Você tinha um hábito muito ruim que machucava os outros - como a falta de paciência, por exemplo. Aí, através do Espírito Santo, você tomou consciência de que isso é ruim e você quer mudar, quer ser mais paciente.
Mas as circunstâncias fazem você admitir que falhou mais uma vez...

O que fazer?

Ah, eu falho muito nessa área. Porém eu estava lendo a Bíblia e o Espírito Santo ministrou ao meu coração, e eu gostaria de compartilhar com vocês.
Lá estava eu, diante da Bíblia, totalmente tomada pelo sentimento de frustração comigo mesma. Abri em Gálatas 5:22-23, onde Paulo descreve quais são os frutos do Espírito (amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio) e, se essas coisas são frutos do Espírito Santo, concluímos que vêm de Deus, certo?
E aí o Espírito Santo me guiou a outra passagem, que diz:

"Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor"                                          Romanos 8:26




Esses dois versículos trouxeram uma paz tão grande ao meu coração... Você consegue entender? O Espírito Santo clama por nós e nos ajuda quando estamos fracos. Se a paciência (voltando ao exemplo citado acima) vem de Deus, e Ele nos ajuda em nossas fraquezas, então não temos nada a temer. Temos apenas que confiar que Ele é quem está nos salvando, nos mudando, nos transformando.

Eu sei que ficamos de "saco cheio" por não vermos mudanças significativas, mas quero te desafiar - e principalmente me desafiar - a olhar para os detalhes.
Deus também age nos detalhes.
Por exemplo, você não aguenta mais uma pessoa sendo grossa com você? Repare se ela não te deu um sorriso ou te tratou com bondade um dia desses.

Gary Chapman, um renomado escritor americano e pastor que trabalha há décadas lidando com assuntos familiares, escreveu em seu livro "As cinco linguagens do amor para adolescentes" (Mundo Cristão, 2006):

"Não estou dizendo que [as pessoas] devem negar a realidade da vida, e sim que devem escolher ver a mão de Deus agindo por trás do que acontece com os homens".

É como meu companheiro me disse esses dias: "você sempre reclama, mas nunca consegue ver as pequenas coisas que Deus tem mudado em nós. Se você reparasse nos detalhes, veria que Deus está cuidando e nos moldando, todos os dias, de pouquinho em pouqinho".

Claro, achamos que tudo seria mais fácil se ocorresse um BUM na nossa vida de tal maneira que tudo se resolvesse de uma vez. Eu gostaria que fosse assim, e eu acredito que você também. Mas muitas vezes, esse não é um plano de Deus para nós.

Muitas vezes Deus quer ir nos moldando dia após dia, nos treinando para algo mais significativo. 
É fácil você analisar isso com uma situação muito simples do cotidiano: quando um pobre se torna rico.
Se um pobre de repente se torna rico (numa situação como ganhar na loteria) todos nós sabemos que muito dificilmente aquela pessoa saberá administrar tanta coisa nova na sua vida. Temos vários casos de pessoas que, depois de cerca de um ano, gastaram todo o seu dinheiro e voltaram a condição de pobreza. 
Agora, se o crescimento financeiro for lento e gradual e essa pessoa for aprendendo o valor das coisas, então ela saberá administrar o que ela tiver, olhará para o que ela conquistou e sempre se lembrará de como aquilo lhe custou - suor, esforço, determinação. Aquilo terá um significado.

E eu tenho visto Deus trabalhar exatamente assim. Em cada decepção, um aprendizado. Em cada falha, uma oportunidade de recomeçar. 

Eu tenho passado por essa experiência. 
Esses dias lá estava eu, chorando muito no meu quarto por mais uma vez ter falhado. Totalmente decepcionada comigo mesmo. Eu não conseguia pronunciar uma só palavra e quando consegui, a frase foi mais ou menos assim:
"Deus, não tem jeito, desisto de mim".
Sabe o que ele me respondeu?
"Mas eu não desisti de você". 

Então vamos lá, pegue leve com você mesmo. Deus está te moldando, Deus está te ensinando - nos detalhes da vida, nas situações difíceis e até mesmo nas suas quedas. O Espírito Santo tem gemido por você na presença de Deus. Tudo o que você precisa fazer é continuar sempre tentando, e se colocar a disposição dele. Algo como " Deus, eu estou cansada de viver assim. Eu já tentei por mim mesma mas não consigo. Por favor, me ajuda. Confio que é o Senhor quem está me salvando."

Apenas entregue o controle da sua vida à Ele. Deixa que ele cuida do resto. 

"Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida!" Gálatas 5:25

Fonte da imagem: http://pdhpsicologia.com.br/mudancas-criatividade-e-inteligencia/

CONVERSAÇÃO

0 $type={blogger}:

Postar um comentário