Amar é... - Os tipos de amor descritos na Bíblia



A Bíblia é um livro muito antigo - mas que ao mesmo tempo não deixa de ser atual. Traduzida para diversos idiomas - embora muitos idiomas ainda não tenham a Bíblia traduzida, esse livro é o livro mais lido do mundo.
Originalmente a Bíblia foi escrita em 3 idiomas diferentes: o Antigo Testamento é quase que inteiro escrito em Hebraico (língua dos Hebreus, o povo de Israel) e uma pequena parte do Antigo Testamento é escrito em Aramaico. O novo testamento (a partir de Jesus Cristo) é escrito em Grego.

Os gregos possuíam 3 palavras diferentes para descrever o amor. Quando a Bíblia foi traduzida para o português, infelizmente, nós perdemos muito o significado das palavras originais. Portanto, aqui vão os 3 tipos de amor descritos na Bíblia:

Amor Eros (ἔρως)


Esse amor todos nós que já nos apaixonamos conhecemos. É o amor carnal, atração física, sexo. É nessa classificação que entra aquela famosa frase "fazer amor". 
A palavra Eros aparece muito na literatura grega secular, mas não muito na Bíblia. 
Cantares de Salomão é um livro Bíblico que, embora foi escrito em Hebraico, faz muita alusão à esse tipo de amor. 

Para quem não sabe, Cantares é um livro que descreve uma declaração de um noivo apaixonado para sua amada e da sua amada para ele. Com riqueza de detalhes, ambos descrevem o desejo ardente que sentem um pelo outro. 
Claro que não é nada erótico como hoje em dia (aliás, a palavra erótico vem da palavra Eros), mas sim um sinal de respeito à sexualidade do casal. Eis aqui alguns versos de Cantares:

"Grave o meu nome no seu coração e no anel que está no seu dedo. O amor é tão poderoso como a morte; e a paixão tão forte como a sepultura. O amor e a paixão explodem em chamas e queimam como fogo furioso".                                                                       Cantares de Salomão 8:6

"Que os teus lábios me cubram de beijos! O seu amor é melhor que o vinho. 
O seu perfume é suave; o seu nome para mim é como perfume derramado.
Nenhuma mulher poderia deixar de amá-lo.
Leve-me com você! Vamos depressa! Seja o meu rei e me leve para o seu quarto."
Cantares de Salomão 1:2-4

"Pode haver sessenta rainhas, oitenta concubinas e muitas moças;

mas eu amo somente uma, aquela que é perfeita como uma pomba"
Cantares de Salomão 6:8-9

Eu estou tremendo. Você me deixou ansioso para amar, tão ansioso como um condutor de carros de guerra para entrar na batalha."

Cantares de Salomão 6:12

Como podemos observar, a palavra amor aqui tem aquele caráter de paixão, Eros.
O amor Eros podemos muito bem definir. É aquele "amor" que nos pega desprevenidos e começamos a desejar certa pessoa. De certa forma é esse amor que impulsiona um homem a deixar pai e mãe e unir-se a sua mulher, pois assim ambos se tornam uma só carne.

Claro que é preciso tomar cuidado com esse tipo de amor. Porque nossos relacionamentos românticos não podem estar somente baseados no Eros. Imagino que você já tenha ouvido a expressão "beleza passa".
E passa mesmo.
É verdade que nem sempre acordamos morrendo de amores e desejos pela pessoa que escolhemos para nos relacionar romanticamente. Porque o amor Eros é como uma areia sabe? Se construirmos um relacionamento baseado somente em atração sexual, esse relacionamento não será saudável e nem duradouro.

Aliás, existem alguns fundamentos para que o amor Eros seja saudável e a Bíblia nos orienta sobre isso. Mas deixemos isso para outra hora.

Porém não é desse tipo de amor que Jesus se referiu quando disse "Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros." João 13:34

Amor Philia ( φιλῶ) 



Esse amor é um amor que é relacionado com a alma, com interesses em comum e afinidades. A palavra mais próxima da Philia é a nossa palavra amizade, ter afeição por alguém.

Nesse tipo de amor, não é apenas a nossa felicidade que importa, mas a do outro também. Confesso que para mim é um pouco difícil caracterizar esse amor. Seria como uma relação mútua de benefícios. Ou seja, enquanto você está me fazendo bem, eu te farei o bem. 


Desse amor nós também conhecemos e o caracterizamos muito bem. Escolhemos nossos amigos por afinidades, gostos e experiências em comum. É um sentimento muito forte esse amor Philia, pois chegamos ao ponto de nos abrir para outra pessoa. A Bíblia fala muito sobre amizade e dá conselhos riquíssimos sobre ela. 


Porém Jesus veio ao mundo para nos ensinar a cerca de um amor mais forte, mais sublime e que não depende do outro. Eu não sei se você conseguiu perceber como eu percebi, mas tanto o amor eros como o amor philia estão relacionados com fatores externos, ou seja, no caso do eros, simplesmente sentimos desejo por alguém - obviamente que cabe a nós controlarmos esse desejo. Mas se dependermos só do eros, não nos controlaremos muito bem. Se você já se sentiu terrivelmente apaixonado por alguém, você sabe como é. 

Ele também não veio para nos falar sobre o amor Philia. Esse nós também o conhecemos pois somos "bons" com quem é "bom" conosco, não é verdade?

Não estou aqui menosprezando o amor philia nem o eros. Ambos são importantes para nossa vida, com toda certeza. A família é um projeto do coração de Deus, e como haveriam famílias sem sexo, sem atração física? E Deus nos criou para vivermos em comunidade, e como criaríamos laços sem o amor philia?

Porém, como Paulo disse em 1 Coríntios 12:31, existe um caminho mais sublime.

Amor Ágape (αγάπη)



E chegamos ao amor que Jesus veio nos ensinar. E uau, há tantas coisas para falarmos a cerca de todos os tipos de amor, mas esse em essencial. Porque ele não faz parte da nossa vida natural, entende? 

No amor eros, simplesmente nos deixamos levar pelas nossas vontades. No amor philia, nos deixamos levar pelas nossas vontades, mas com um pouquinho mais de escolha. No amor ágape, nós somos responsáveis por amar. 

É um conceito novo para nós como foi para a sociedade na época de Jesus. No sermão da montanha, localizado em Mateus 5-7, Jesus vem ensinar esse novo conceito sobre o amor - um amor que tudo suporta, que dá a outra face, que segura as pontas, que serve mais do que o pedido... É um amor incondicional, que não pede nada em troca, e que dá, sem a menor expectativa de receber em troca.  
Eu o chamo como um estilo de vida, porque mais do que ensinar, Jesus nos mostrou vivendo esse amor. 

O amor ágape pode não parecer atraente, pois ele implica em ceder suas vontades, em amar o outro como você ama a você mesmo, em oferecer mais do que é pedido, e isso com certeza pode parecer totalmente desagradável. Mas o amor ágape é o que traz a liberdade.

Pesquisando um pouco aqui na net, encontrei um livro de filosofia (!) chamado "Como a filosofia pode explicar o amor", do autor Paulo Ghiraldelli Junior, onde ele fala um pouco sobre o amor ágape:

Porque liberdade? Porque quando decidimos desenvolver o amor ágape, não viramos mais escravos de nossos desejos - como raiva, ira, ódio... - mas nós decidimos o que fazer com aquilo que fazemos conosco. 

Uau, isso é dificil mesmo, mas Jesus veio para nos mostrar que esse amor é possível, é saudável e é segundo o coração de Deus. É esse amor que Jesus se referiu quando disse: 


Eita, que isso? kkkkk 
Calma, essa é a versão original do versículo:
O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês. João 15:12

E ai, vamos conhecer como o amor ágape se caracteriza?
Até a próxima postagem!

OBS: acho que vale lembrar que eu não sou nenhuma teóloga ou algo do tipo. Realizei as pesquisas e pedi orientação ao Espírito Santo. Se você é formado em Teologia ou entende mais do assunto que eu, e encontrar alguma incoerência, por favor, entre em contato comigo. é sempre bom aprender mais!

Referências:

http://www.oregional.com.br/2013/04/artigo-tu-me-amas_301330
http://pt.wikipedia.org/wiki/Palavras_gregas_para_o_amor
http://pt.wikipedia.org/wiki/Philia
http://www.amor.com.br/tipos-de-amor.html
http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/960566-livro-explica-as-diferencas-entre-agape-philia-e-eros.shtml
Junior, Paulo G. Como a filosofia pode explicar o amor. São Paulo: universo dos livros, 2011
http://quemdisse.com.br/frase.asp?frase=72525#ixzz3Z6aieHbJ
http://bibliaemgrego.blogspot.com.br/2010/03/novo-testamento-em-grego.html
http://biblehub.com/whdc/john/15.htm
http://biblehub.com/whdc/john/21.htm
http://biblehub.com/whdc/1_corinthians/13.htm
http://liberdadeepensar.blogspot.com.br/2007/10/tipos-de-amor-vamos-entender-melhor-o.html
http://www.institutogamaliel.com/revista/os-quatro-tipos-de-amor/

Links das imagens:
http://www.belasmensagens.com.br/wp-content/uploads/2013/10/que-o-amor-seja1.jpg
http://img1.topimagens.com/ti/casais/casais_026.jpg
http://www.upf.br/nexjor/wp-content/uploads/2013/07/amigos1.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8P_6nYWDXCV-Qq3R4z8MmEWhtKEFD1i4bGtTBnH8pr5e4d1Ykt_VyU9BtrwG9Ckhjqc0YbLZ3n9Byov9-NM1uZqih37mmQRtmRxxJri4esTzmiurHMOQTop4N27NkNkkkKcBg-bk1Wck/s320/amor+agape.jpg
http://www.simepossivel.com.br/amizades-que-superam-as-diferencas/
http://www.diocesederondonopolis.org.br/2015/wp-content/uploads/2014/10/familia-por-do-sol-21772.jpg

CONVERSAÇÃO

8 $type={blogger}:

  1. Respostas
    1. Oi Marcia! Olha o dia que eu estou vendo seu cometário rs Amém!

      Excluir
  2. olá,
    sou Wagner, Adventista do Sétimo dia, residente no Rio Grande Do Sul.
    pensei sim em algumas coisas mais que poderiam ter sido acrescentadas, mas como tu mesma disse; "há tantas coisas para falarmos a cerca de todos os tipos de amor", e certamente poderias escrever um livro e ainda não falaria tudo, mesmo porque, nem sabemos tudo sobre o amor... talvez haja eruditos bem entendidos na teoria do amor, quando uns, desprovidos até mesmo de qualquer grau de estudo mas que saiba amar.
    Por isso vejo que sempre teremos a aprender sobre esse assunto, seja na teoria pra aumentar o entendimento ou na pratica, para possibilitar o testemunho.
    uma coisa é certa, o amor age e opera motivando uma vida ativa na obra, o amor resulta na obediência (Jo 14:15)À Deus.
    entretanto outro dia li uma frase muito interessante;
    "Amo meus amigos, porque eles merecem meu amor, e amo meus inimigos, porque eles precisam do meu amor" (madre Tereza)
    interessante pois, sendo católica, presume-se que nao tenha ela passado pelo batismo por imersao, qual a Bíblia reza, tbm supoe-se que tenha sido idolatra pelos costumes e tradiçoes da igreja romana... mas...
    ... sem o dedo que acusa, podemos ver nas suas obras, muito mais "eros" do que nas igrejas protestantes o "eros" em falácias. (generalizando tá...)
    nao estou aqui defendendo a mulher, tao pouco acusando as igrejas, mas levantando uma pensamento coerente de que o amor vai muito além de teorias verbais, mas de uma vivência na pratica. muitos de nós mesmos, "professos cristãos protestantes", amamos mais da boca pra fora do que em silencio de palavras mas com grito nas obras...
    teu artigo me ajudou numa pesquisa que estava fazendo, muito obrigado.
    e deixo aqui meu pensamento sobre amor. que possamos sempre buscar compreender melhor esse dom, e exercer verdadeira prática do mesmo, para que nossa vida possa não ser de hipocrisia, mas coerente para sermos mais eloquentes em nosso testemunho de vida.
    que a ppaz do Senhor seja com todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wagner!

      Perdão a demora de ver, passei um tempo sem entrar no blog.
      Amei sua reflexão! Tenho pensado muito sobre isso, falamos demais, fazemos de menos. Existe pessoas que não professam Jesus que dão de 10 a 0 em nós, professos. Há algo de muito errado na igreja, e precisamos rever esses aspectos ontem!

      Agradeço seu comentário, e louvado seja o Senhor por ter lhe ajudado!

      Excluir