Amar é... - Considerar o outro superior a si mesmo


Ontem na igreja, o pastor falou que dentro de nós há dois irmãos gêmeos que nascem junto conosco: o egoísmo e a vaidade.
Hoje, vamos falar do egoísmo.

"O amor não procura seus próprios interesses" 1 Coríntios 13:5 

Egoísmo não é difícil definir: é o querer ter tudo só para você, olhar seu próprio umbigo e não considerar o outro. Ele nasce junto conosco e isso é muito fácil de ver: muitas crianças, antes de saberem falar "papai" ou "mamãe" dizem o que?
"Dá", "meu". O buscar só para si, o dinheiro é meu, o carro é meu, tudo é meu é uma característica infelizmente muito comum em nossa sociedade, em nós.

Porém o amor Ágape é tudo, menos egoísta. Em filipenses 3:2, Paulo adverte:

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.

Isso parece uma tarefa impossível, e de verdade? Se torna impossível se a nossa vida não está centrada no amor. Porque naturalmente somos egoístas, então quebrar esse ciclo? Só vivendo com Jesus. 


Porque eu devo considerar o outro superior a mim mesmo?

Porque nisso se consiste o amor Cristão. Se formos pensar em tudo o que a Bíblia ensina, se formos pensar nas exigências de Jesus para sermos seus seguidores, veremos que, basicamente, Jesus nos convida a abandonarmos todo o nosso egoísmo, toda a nossa vontade carnal e deixar que o Espírito Santo nos transforme para que deixemos de ser tão "eu", para nos tornarmos "nós". 
Talvez seja isso que incomode tantas pessoa no aspecto do Amor. Amar é abdicar-se, é negar seus próprios interesses pelo outro. 

Vemos situações desse aspecto do amor no nosso dia-a-dia, e demonstramos isso com nossos conhecidos. Eis aqui alguns exemplos do amor posto em prática:


  • Um pai chega cansado do trabalho e só quer descansar. Mas ao abrir a porta vê seu filho correndo em direção à ele pedindo para brincar. Mesmo cansado, o pai brinca com seu filho até que este durma. 
  • Da mesma forma uma mãe, cansada, escuta seu filho a chamá-la no meio da madrugada. Ela se arrasta, mas vai até ele para saber se está tudo bem. 
  • Um casal está planejando uma viagem. O sonho dela é ir para Cancun e ele gostaria muito de ir para o Ceará. Mas ele a considera muito e por isso decide abdicar sua vontade de ir para o Ceará e compra a passagem para irem à Cancun. 
  • Um grupo de amigos vai ao cinema e uma parte quer assistir ao filme legendado e a outra parte quer assistir dublado. Por considerarem os outros, eles decidem assistir dublado, para que as pessoas que não conseguem acompanhar a legenda consigam entender o filme. 
Quando paramos para observar, abdicamos a nossa vontade o tempo todo, para diversas pessoas - que nos convém. Mas como já falei aqui, o amor ágape vai além do nosso natural, o amor Ágape foi expresso em Jesus. 

Jesus

Jesus foi, com certeza, o exemplo maior sobre tudo, inclusive sobre essa característica do amor. Porque? Bom, vamos à história. 
João 1:1-3 fala que

Ele estava com Deus, e era Deus.
Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.
Então dá pra imaginar o poder de Jesus? Ele estava lá, no céu, comandando tudo e Ele negou tudo isso, desceu até aqui e se tornou homem, para viver como nós e mais - morrer.
Quando penso nisso, costumo imaginar que Jesus seria como nós e nós como meras formigas. Não sei se a comparação é válida, mas é sempre assim que eu imagino. Você negaria riqueza, poder e glória e se tornaria uma formiga?
Jesus negou. Porque o coração Dele nunca esteve em riquezas, fama ou glória. O coração Dele sempre esteve atento à nós, seres humanos. Então desde que Adão e Eva pecaram e com isso se afastaram do Senhor, Deus elaborou um plano master de salvar a humanidade.
Vemos isso muito bem ilustrado nas leis do antigo testamento. Não vou me aprofundar muito, mas nas leis judaicas, quando uma pessoa pecava, ela tinha que levar um animal sem defeito para o templo, confessar os seus pecados, ai os seus pecados passavam para aquele animal inocente e ele tinha que ser morto, pois o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23)
Mas era necessário que alguém - um ser humano que nunca experimentou o pecado - levasse sobre si o pecado da humanidade e que vencesse a morte para dar um caminho de volta para Deus. Porque Jesus não tinha obrigação nenhuma de vir aqui e morrer por nós. Merecíamos o inferno. Mas Ele veio, não considerou suas vontades, mas considerou as nossas necessidades. Ele se negou tanto que morreu da forma mais horrenda que pode alguém morrer - surrado com tapas, com chicotes que tinham pequenos espinhos e que rasgaram seu corpo, com uma coroa de espinhos enfiada na sua cabeça, pregos em suas mãos e pés e tudo isso pelado. Sim, Jesus estava pelado!

Vemos que no jardim do Getsâmani, antes de Jesus ser entregue à morte, o seu Amor foi desafiado. Em lágrimas, Ele orou:
Pai, se queres, afasta de mim este cálice; entretanto, não seja feita a minha vontade, mas o que Tu desejas!                                                                            Lucas 22:42
 Basicamente, Jesus estava dizendo "Pai, eu não quero fazer isso! Mas a vontade do Senhor é que eu faça isso. Te considero superior a mim e as suas vontades são maiores que as minhas. Faz em mim o teu querer.

E glórias a Deus por isso né? Se Jesus tivesse sido egoísta não teríamos a chance de conhecer a Deus, por causa dos nossos pecados.

Amar a Deus é sempre fácil?

Não, não é. E como acabamos de ler, foi difícil nessa hora para Jesus amar a Deus sobre todas as coisas. Considerar a vontade de Deus como boa, perfeita e agradável - porque ela é, dói, e dói demais. Por isso que vida Cristã é renuncia. Jesus uma vez disse:
Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
Lucas 9:23
Não, Jesus não estava falando que todos vamos morrer numa cruz. Mas a cruz na vida Cristã significa esse aspecto do Amor - o amor não procura seus próprios interesses.

É nisso que tenho sido ministrada por Deus nesses dias. Amar a Deus sobre todas as coisas e não deixar que o orgulho invada o coração - eu posso, eu quero, eu vou - é difícil gente. Aconteceu comigo esses dias quando eu decidi em meu coração que iria para tal lugar fazer tal coisa. O Espírito Santo me disse "não vai que é cilada". E não é que eu fui? Era cilada mesmo!
Demonstrei amor sobre todas as coisas por Deus? Mas é lógico que não. Fui orgulhosa o extremo de dizer "sai pra lá que eu sei me cuidar!". E sei? Lógico que não.

Mas eu sei me cuidar!

Mentira! Costumo, ao dizer sobre orgulho e egoísmo, que somos crianças que não tem a visão completa do mundo. Você por acaso sabe o que vai acontecer daqui 5 minutos na sua vida? Sabe quais serão as consequências daquela atitude para sua vida?
Existem muitas coisas que foram difíceis para mim de renunciar porque eu considero a vontade de Deus maior que a minha. E sei que muitas outras ainda serão difíceis de renunciar. E não há problema em achar que é difícil. A vontade Dele é boa, perfeita e agradável e de longa duração. Não é algo que seja bom agora e horrível num futuro próximo. A vontade Dele é sempre boa. 
Mas dentro de nós é como se existissem dois lobos. Um bom e um mal. O bom é o Espírito Santo, e o mau são os nosso próprios desejos imorais. 

Vejo que esse talvez seja uns dos pontos em que "amar a Deus sobre todas as coisas" se torna tão difícil. E talvez seja por isso que bato tanto na tecla da intimidade com Deus, do viver com Ele cada dia. Porque quando vivemos com Ele, na intimidade e na comunhão, torna-se mais fácil matar a carne - porque o nosso Espírito está fortificado Nele. Quando estamos perto Dele, consideramos os outros, nos tornamos mais parecidos como Ele é - amável, alguém que se importa de verdade, que perdoa com facilidade, etc. 

Negar suas vontades e considerar o outro superior a si mesmo - o segundo desafio

Opa! Parece que quando falamos do próximo o caminho do amor sempre se torna mais estreito, não é verdade?

Negar nossas vontades já é difícil, mas pelo menos sabemos que Deus pode nos recompensar por isso. E negar as suas vontades por alguém que nem se quer se importa?
Aí o desafio do amor se torna um nível mais difícil. 
Por exemplo, se passarmos na rua e vermos um mendigo com frio. Pensamos naquele cobertor super quente que usamos em casa para dormir. Somos capazes de negar nossa própria vontade de estar debaixo daquele cobertor quentinho para que aquele mendigo se aqueça? Seríamos capazes de dar o nosso carro - ou o dinheiro para isso - para uma pessoa que não possui condições de ter, mas que precisa?
Somos capazes de abdicar nossa folga para visitar doentes, prisioneiros ou famílias em crise? Conseguimos pensar no outro como pensamos em nós mesmos e fazer com que a vontade do outro se torne como a nossa, ou seja, prioritária, exclusiva, única?

É triste constatar que não. Eu me incluo nessa. Sim, nós podemos agir assim uma vez ou outra - quando nos convém.As vezes até ajudar um mendigo na rua pode ser conveniente - vou tirar uma foto e mostrar pra todo mundo o que fiz. 

Mas e se fôssemos considerar realmente o outro superior à nós mesmos? Se considerássemos a necessidade até mesmo dos nossos inimigos? 
Jesus fez isso. Ele morreu por nós quando ainda éramos pecadores, inimigos de Deus. Morreu daquela forma cruel de tanto amor por nós. Amou a Deus sobre todas as coisas e à nós, seu próximo, como a Ele mesmo. 

O desafio é esse: pensar no outro, antes de pensar em nós mesmos. Pensar se aquilo que vamos fazer fere a Deus ou não. Isso é amar a Deus sobre todas as coisas. E o segundo desafio tem a ver com o próximo.  bíblia está cheia de conselhos sobre negar-se a si mesmo e considerar o próximo. 

Vamos nos aprofundar em intimidade com Deus, pois assim estaremos cada dia mais vivendo o Amor que Deus tem por nós. Pois, como disse o apóstolo Paulo:

A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelado
Romanos 8:19
Quem é essa natureza? Olhe para o lado e você verá. Pessoas carentes de amor, pessoas carentes do Pai. Que esperam em seu intimo que alguém lhes dê um norte, uma esperança.
Cristo em nós é a esperança da Glória, a esperança de dias melhores. Cristo é o Amor manifestado. Portanto, vamos viver em Amor! 

CONVERSAÇÃO

11 $type={blogger}:

  1. O OUTRO É DE MANEIRA GERAL NÃO SÓ AS PESSOAS DE FORA,MAS O NOSSO CÔNJUGE, NOSSO FILHO,NOSSO IRMÃO, NOSSO VIZINHO, ETC. O OUTRO TEM QUE SER VISTO DE UM PONTO DE PARTIDA E ESTE TEM QUE SER DE MIM, POR EXEMPLO. EU TENHO QUE CONSIDERAR O OUTRO E NÃO MINHA FAMÍLIA TEM QUE CONSIDERAR O OUTRO, MAS EU E CADA MEMBRO DA FAMILIA CONSIDERAR UM AO OUTRO.

    ResponderExcluir
  2. Olá, isso mesmo, seu pensamento está corretíssimo! Que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Glória a Deus por esse artigo tão edificante!

    ResponderExcluir
  4. Preciosas palavras ...como é bom refletir ao ler textos tão bem colocados à luz da palavra que Descortina a nossa mente e abre nosso coração no conhecimento da palavra de Deus. Obrigada Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Maravilha. ótimas escritas, entendimento amplo!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tido bem. A referência seria Filipenses 2:3 - considerar o outro superior a si mesmo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. A paz! Passando por aqui pois estou preparando uma apostila de Evangelismo Infantil e gostei muito do conteúdo,em considerar as crianças que muito estão sofridas. Obrigada! Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  8. No início você falou muito de amor, mas entre familiares e amigos,mas no sermão da montanha, o senhor Jesus fala que o amor verdadeiro é principalmente o que se tem palas piores pessoas, que foi o que ele fez ao vir ao mundo. Amar nossos amigos e parentes, diante de Deus, NÃO TEM nem recompensas. Me perdoe meu superior, mas considere isto.💋no seu❤. Posso não te conhecer, mas não e oro por você todos os dias.

    ResponderExcluir
  9. É sobre isso!Amar é negar a si mesmo.

    ResponderExcluir
  10. 1° Timóteo CP. 5. V. 8. Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infeliz. Devemos amar a todos, mas principalmente a nossa família.

    ResponderExcluir