Amar é... - Não ser orgulhoso


Eu já contei que cada post que escrevo tem sido um desafio para mim?
Deus tem me ensinado muito sobre o amor, e o que eu espero é que Ele também ministre ao seu coração sobre o Amor, que vem Dele e nos leva a uma excelência de vida.

Hoje, vamos falar sobre orgulho.

"O amor ... não se orgulha". 1 Corintios 13:4. 

O orgulho, segundo alguns historiadores, foi o primeiro pecado que aconteceu na história do mundo. Orgulho, empregado no sentido negativo, é aquele sentimento de autossuficiência, de independência, arrogância e soberba.

Porque orgulho é considerado o primeiro pecado do mundo? 

A Bíblia relata que Adão e Eva foram seduzidos pelo diabo a comerem daquilo que Deus não havia permitido que eles comessem com a seguinte justificativa: "comam, vocês serão tão grandes quanto Deus...". Instigou-os contra Deus, criou neles um sentimento de autossuficiência. "Quem precisa de Deus? Eu posso ser tão grande quanto Ele! Vem Adão, vamos comer e nos tornar tão grande quanto Deus!", Eva deve ter pensado.

E continuamos assim até hoje. A desobediência contra Deus, e aquele sentimento de "não preciso de Deus, sei me virar sozinha(o)", quando na verdade não conseguimos enxergar nem um palmo do nosso futuro, isso é orgulho. Quando pecamos, estamos deixando que nosso orgulho nos vença, porque o pecado é como dizer pra Deus "não preciso de você."

Há quem diga que o orgulho é o caminho inverso do amor. Eu concordo.

Porque quando somos orgulhosos, não nos importamos com o outro, com seus sentimentos, não damos a outra face, não amamos o outro como a nós mesmos. Amamos somente a nós mesmos.

Me lembro a ultima vez que agi com orgulho com meu namorado. Ele foi um pouco grosso comigo (ou fui eu quem li eviquivocadamente o que ele me mandou) e eu fiquei brava. Geralmente eu relevo, mas nesse dia, eu me deixei vencer pelo orgulho e pensei "não, mas ele vai ouvir".
Fui cheia das razões pra cima dele, e naquele dia, ele, desempregado, tinha recebido uma proposta de emprego. Estava super feliz, até eu ir gritando pra cima dele apontando milhas razões. Ele ficou super chateado e eu vi o quanto fui boba de brigar com ele por algo tão sem razão.

Assim também vejo casais que passam dias sem se falar porque não são capazes de deixar o orgulho de lado. Bobeira não é?

Quando nos enchemos de orgulho, gritamos EU, EU, EU! Enquanto Jesus nos ensina, através do amor ágape, que o outro é mais importante. O "VOCE!" vem antes do "EU". 

Há vários exemplos de como o orgulho simplesmente destrói nossas vidas. Quantos relacionamentos destruídos pela falta de perdão, pelo orgulho que invadiu os corações. Não consideramos os outros superiores a nós, quando Cristo fez isso por nós naquela cruz. Ele não levou em conta sua honra, mas humilhou-se a tal ponto de morrer numa cruz, nu, totalmente machucado.

Vencer o orgulho é uma tarefa difícil, de verdade. Considerar o sentimento do outro, a vontade do outro, superior à nossa (aliás, escrevi sobre isso, e você pode ler aqui), é lutar contra nós mesmos o tempo todo. Isso evitaria muitas brigas você não acha?

Não se deixe vencer pelo orgulho, mesmo que te ofendam. 

Eita desafio! Esses dias no facebook, vi uma postagem que era mais ou menos assim: 

"Eu não me importo se você é homem ou mulher, branco ou negro, gay ou hétero, se você for legal comigo, eu serei legal com você". 

Muita gente compartilhou essa frase, mas dentro do contexto ágape, ela está errada. O certo seria assim: 

Não importa se você é negro ou branco, homem ou mulher, gay ou hétero, mesmo que você me ofenda e não seja legal comigo, eu continuarei te amando e te considerando superior a mim. 

Foi isso que Jesus fez enquanto homem aqui na terra. Ele não se importou de andar com ladrões, prostitutas ou pessoas assim que eram negligenciados pela sociedade. Não se importou com sua reputação, e conseguiu olhar para além das aparências. 

Jesus viu a dor, o desespero dos perdidos. Não deixou de falar do Reino e contra o pecado, combateu o orgulho com todas suas forças, mas não faltava Nele uma palavra de amor ou de esperança aos perdidos. 

Precisamos voltar a esse amor. De renúncia, de pedir - em lágrimas - para Deus nos ajudar a olhar para além das aparências - ver além daquela aparência bruta, alguém desesperado por amor, por uma direção a seguir. 

Mesmo que alguém nos ofenda - independente do grau de ofensa, nosso papel como Cristãos é amar, e amar é considerar o outro superior a nós mesmos, não nos deixar levar pelo orgulho viver a excelência que é caminhar com Cristo, amando a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos. 

CONVERSAÇÃO

0 $type={blogger}:

Postar um comentário