A teoria das Emas

Fonte

Você já ouviu a frase "ema, ema, ema cada um com seus problemas?"

Tenho certeza que sim. Parece até uma frase meio inocente, mas ela está acabando com o mundo todo. De verdade, essa filosofia de vida está acabando com relacionamentos, sistemas de governo, com tudo.

Gostaria de te contar sobre essa teoria, que tem nos impedido de amar como Deus deseja que nós amemos uns aos outros.

Em Lucas 10:30-37, (você pode ler aqui), Jesus conta uma parábola de um homem que saiu de Jerusalém e estava indo à Jericó. Vamos parar aqui primeiro.
Jesus sempre contou histórias que o povo entendesse, linguagem do cotidiano mesmo sabe? Pois bem, quando Jesus usou a figura de Jerusalém, ele queria que o povo assimilasse essa figura como um lugar santo, visto que em Jerusalém ficava o templo. Agora Jericó não era um lugar muito santo não viu?
Então, basicamente, Jesus estava se referindo á uma pessoa que saiu da "igreja" e estava indo em direção ao "mundo". 

Só que no meio do caminho, segundo a parábola, uns ladrões chegaram e roubaram aquele homem. O espancaram e o deixaram quase como morto no meio do caminho. Chegamos então à primeira teoria das Emas: o que é seu, é meu. 


Fonte

Teoria das Emas: O que é seu, é meu. 

Esse pensamento funciona assim; eu quero ser você. Me dá. Quero seu dinheiro, seu lugar, sua mulher, seu carro. Nem que eu tenha que passar por cima de você, te machucar, acabar com a sua vida.

Jesus usou a figura dos ladrões porque eles claramente fazem isso - chegam e vão pegando suas coisas, como se fosse deles. Mas a verdade é que esse tipo de coisa acontece o tempo todo. Por exemplo, aquele chefe que você almeja ser ele - ter o status e o poder dele. E para isso, você talvez até use de meios ilícitos. Ou você, homem, que vê aquela mulher que já está casada, e a deseja de tal forma que é capaz de até sequestrar a moça para tê-la. Coisas assim acontecem o tempo todo, o dia inteiro. 
E isso com certeza não é a forma de amor que Cristo espera de nós.

---

Continuando a história, Jesus conta que passou por aquele mesmo caminho um sacerdote e um levita. Porém eles ignoraram aquele homem caído ali, quase morrendo, o que nos leva a segunda parte da teoria das Emas: o que é seu, é seu. O que é meu, é meu.


Teoria das Emas (parte 2): O que é seu, é seu. O que é meu, é meu.

E viva o egoísmo! Jesus foi tão inteligente ao usar a figura do sacerdote e do levita, que isso com certeza deve ter chocado quem estava escutando. 

Incrível como esse pensamento perdura até hoje. Conheço uma mulher que acha que existem diferentes tipos de "cristãos", e que os que tocam no altar ou os pastores, devem ser obrigatoriamente, mais santos que qualquer pessoa. Eu tento explicar para ela que quem está em cima do altar tem mais responsabilidade sim, mas isso não significa que não estão sujeitos à falhas - que não são humanos - ou que uma pessoa que está apenas "sentada" no banco não deva viver uma vida com Cristo. 
Mas sempre achamos que tem alguém mais santo que deveria fazer alguma coisa. 

Pois é, o sacerdote e o levita ignoraram o homem caído. E fizeram até de uma forma que pareceu espiritual né?
"Não, eu tenho um compromisso com Deus. Não posso me atrasar para o culto! Não tenho nada a ver com esse homem aí, ta caído aí porque quis. Quem mandou sair da igreja? Não tenho tempo para isso, tenho que ir para a igreja".
Vai ser religioso assim em qualquer outro lugar, menos no reino de Deus! Claro que essas palavras acima citadas não estão escritas na Bíblia, mas leia as entrelinhas e você entenderá que foi isso. 

Só que abrir culto tocar no louvor, NADA disso é mais importante que ajudar o próximo. Não tem como você falar para uma pessoa que está passando mal, por exemplo, "passa mal amanhã, que hoje eu não posso me atrasar para o culto". 

Eu me lembro de uma situação que muito me chocou. Um homem estava endemoniado e queria se matar. Sua esposa, gravida de 7 meses, se não me engano, ligou desesperada para o pastor pedindo que pelo amor de Deus ele fosse até a casa dela. A resposta foi surpreendente "sinto muito, mas não posso ir hoje. Trabalho de terça a domingo na igreja. Hoje é meu dia de folga". 

Nossa, como aquilo me chocou! Mas, olhando para a minha própria vida, eu sei que muitas e muitas e muitas vezes eu tenho agido como a figura do sacerdote e do levita. Andando apressada de um lado para o outro, quase nunca paro para perceber, que bem ali, no canto da calçada, tem alguém desesperado, precisando de ajuda: comida, conforto, esperança. Que existem pessoas a minha volta que foram roubadas: sua alegria, sua esperança. Aí a gente ignora, porque acha que não tem nada a ver com isso. Ainda mais se for um desviado. Pensamos assim "saiu da igreja porque quis, agora tem que sofrer mesmo as consequências desse ato". 
Não conseguimos nem se quer pensar que poderíamos ser nós naquela situação. 

Tem tempo agora para viver o Reino? Viver o Reino é vivê-lo a todo segundo. 

Porém...

Porém Jesus conta que passou por ali um homem samaritano. E este se compadeceu do homem caído, cuidou dele da forma que pode, o levou até um hospital, onde ele recebeu um tratamento mais profissional, o que nos leva a contra-teoria das Emas: o que é meu, é seu.

A contra-teoria das Emas: o que é meu, é seu

E então chegamos onde Jesus queria chegar: como devemos agir. 

É engraçado Jesus usar a figura do samaritano, porque os samaritanos estavam para os judeus, como os muçulmanos estão para os cristãos. 
Em Lucas 9:52-56 acontece uma coisa muito interessante. Jesus andava por aí, visitando vários povoados, e naquela época era muito comum as pessoas convidarem as outras para dormirem em suas casas. Jesus e os discípulos chegaram num povoado samaritano e os samaritanos não quiseram os receber. Aí os discípulos falaram assim:

"Jesus, que absurdo! Quer que a gente mande que Deus desça fogo do céus pra queimar essa gente!"

OPA. Conhece alguém assim? 

Vamos deixar aqui a pergunta no ar, porque eu tenho certeza que você conhece. Sabe qual foi a sensacional resposta de Jesus?

"Vocês não sabem de que espécie de espírito são, pois o Filho do homem não veio para destruir a vida dos homens, mas para salvá-los"

Opa. Sabe o que Jesus estava falando, em linguagem atual? Meu, vocês não entenderam nada mesmo né? Eu não estou aqui para destruir ninguém, mas para salvar!

Aí na parábola do bom samaritano, Jesus usa a figura do samaritano, como se quisesse mostrar aos seus discípulos algo parecido com isso:
"Olha em quem vocês iriam jogar fogo do céu. No único que estendeu a mão e ajudou aquele homem caído".

Porque vamos esclarecer uma coisa? Jesus não tem essa de panelinha não. Você já viu não chover na horta de um budista só porque ele é budista? Gente, vamos ter uma metanóia, porque assim alcançaremos o pensamento do reino de Deus. 
Não tem essa de abençoar um e não o outro. Vemos isso até mesmo com o diabo. Porque quando ele foi expulso do Reino de Deus, ele poderia ter virado um nada. Mas Deus, em sua infinita bondade, não tirou dele a esperteza, a sabedoria (porque sim, ele sabe muita coisa) e nem um certo poder. 
O Reino de Deus é abundante. 

Fonte

Então vamos combinar uma coisa?

Da próxima vez que virmos alguém precisando de ajuda, vamos ajudar? Sem se importar se a pessoa é "do bem" ou não. Porque Jesus fazia isso. Ele ajudava todo mundo que lhe pedia ajuda: prostitutas, ladrões, adúlteras, e até mesmo os fariseus. 
É isso que somos chamados a fazer. A amar o outro como nós mesmos. 

Talvez você não tenha dinheiro. Mas talvez você tem tempo. Talvez você não possa fazer nada além de orar por aquela pessoa, (como se orar fosse pouca coisa né?), ms por favor, façamos alguma coisa. 

Tem alguém caído no meio do caminho, e não podemos ignorar. Jesus não ignoraria. 

-> Por um mundo com mais amor.

Obs: essa mensagem foi falada pelo pastor Marcos Bava, da Igreja Adoração e Vida.

CONVERSAÇÃO

0 $type={blogger}:

Postar um comentário