Olhando para o mesmo horizonte - Casais

Escolher alguém sempre parece ser algo complicado e incerto, mas eu tenho uma boa notícia para você: não é! Sério, acredita em mim rs. Nesse texto eu gostaria de falar com você, querido(a) leitor(a) solteiro(a) ou que está num "namoro não muito comprometido" sobre o como é importante buscar a direção de Deus para o seu relacionamento.

Fonte

Lá está você, solteiro(a), à procura de alguém para amar eternamente. De repente, você vê aquela pessoa que seria absurdamente perfeita pra você. Será que ela é perfeita mesmo? Como saber?



A primeira coisa que eu sempre falo, e que poderia resumir tudo é pedir a direção de Deus, visto que escolher uma pessoa para o restante de sua vida é algo muito sério: não se trata apenas do seu futuro, mas dos seus filhos também.

Às vezes, como estamos apaixonados, acabamos por confundir as coisas e, acredite, eu já vi muito disso acontecer. "Vou orar para Deus confirmar se é ele", as pessoas falam, mas quando vão ver nem esperaram a confirmação e já estão completamente envolvidas. Uns de tão envolvidas nem percebem os sinais claros que aquele relacionamento não é benção.


Deus deixou na sua palavra, a Bíblia, conselhos muito úteis sobre o relacionamento. É baseado neles que quero te dar alguns conselhos, posso?


Vocês precisam olhar para o mesmo horizonte

Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?                    Amós 3:3

A resposta desse questionamento você já sabe, e a resposta é não. Não tem como eu andar com alguém que está indo à direção contrária. É a mesma coisa que querer andar ao lado de uma pessoa que está descendo à praia enquanto você está voltando para casa. Não dá né minha gente!

O que acontece é que tem muita gente que insiste em querer mudar o outro. Péssimas notícias: você não mudará ninguém. Quem convence, transforma e restaura uma pessoa é o Espírito Santo. Mais ninguém. Entrar num relacionamento esperando mudar a outra pessoa é furada: você vai se decepcionar. Valores e personalidade são coisas que estão dentro da pessoa, e pra mudar, é só Deus. 
Por isso é importante que você conheça o máximo possível da pessoa antes de se envolver emocionalmente com ela. Porque você sabe que quando se trata de emoções... 

O que é importante para você?

É importante que você tenha consciência disso. Estou falando de valores que para você são importantes: valores de uma vida toda.
Vou te contar como foi para mim. Ao imaginar alguém para o resto da minha vida, três pontos sempre foram muito importantes: amar a Deus sobre todas as coisas (o que inclui ter um relacionamento com Cristo - falaremos disso mais tarde), segurar a barra comigo porque meu sonho sempre foi casar-se virgem e que estivesse disposto a deixar sua vida em favor do Reino dos Céus

Sempre foram pontos importantes para mim. Pra você talvez não seja, e é nisso que está a questão: você precisa encontrar alguém que ande contigo na mesma direção. Eu sempre soube que se namorasse um rapaz que não compartilhasse comigo o sonho de casar-se virgem, eu não conseguiria alcançar esse sonho e muito provavelmente me sentiria frustrada porque essa questão é muito importante para mim. 

Então quando eu conheci meu namorado, eu me lembro de antes de me deixar envolver, eu sentei com ele e contei que tinha dois sonhos (porque o primeiro item eu observei pelo comportamento dele haha) e eu me lembro de ter falado mais ou menos assim:

- Olha, se você não concordar com algum desses dois pontos, você pode ir embora. Acho melhor a gente já especificar os pontos pra não dar problemas depois.

E ele olhou no fundo dos meus olhos e fez uma das declarações mais lindas que já ouvi:
- Se esses são os seus sonhos, eles se tornaram os meus. Vamos nos esforçar para realizá-los.

Porque é importante contar seus sonhos para outra pessoa?

Por uma questão simples que está em Amós 3:3 - não dá para andar juntos se não olharem para o mesmo lugar. E não se trata de ter a mesma crença ou coisas assim, embora seja importante (falaremos disso mais tarde), mas de outras coisas que são da pessoa mesmo. 

Por exemplo, eu conheço uma moça que está quase chegando a loucura porque se casou e seu sonho sempre foi ter um bebê, mas seu marido não quer de jeito nenhum ser pai. Ela anda com uma boneca de um lado para o outro dizendo que é a filha dela. Não ria, isso é sério. 

Outra pessoa me contou que está pensando em se separar depois de 18 anos de casada porque seu sonho é se casar na igreja, de branco e tudo mais e seu marido não quer de jeito nenhum e isso já causou muitos e muitos atritos entre os dois. Você pode achar bobo, mas não é bobo para ela. 

Então vamos lá, pegue uma folha e escreva a seguinte pergunta:

"O que é importante para mim?"  
Fonte
É importante que você escreva porque isso assim você consegue ver com mais clareza. Eu sei que não sabemos sobre o futuro, mas você tem sonhos certo? Escreva tudo o que você acha importante: para você e para o seu relacionamento. 

Analise muito bem o comportamento - as palavras e as atitudes

Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração.                                                   Mateus 12:34

O que é o coração? São os nossos pensamentos. O tempo todo em que a Bíblia se refere à coração, ela está se referindo aos nossos pensamentos e sentimentos. E você já percebeu que aquilo que você pensa, é o que você fala? Por exemplo, se você passar o dia inteiro pensando em comida, é bem provável que você fale de comida para alguém. 

Então, um bom jeito de saber o que está no coração da pessoa que você quer se comprometer é ouvir atentamente o que ela fala. O que falamos expressa muito sobre nós: principalmente os nossos valores e conceitos de vida. Uma boa conversa é sempre recomendável meu/minha caro/cara! 

Fonte
Não é sempre que as palavras serão sinceras, mas os comportamentos não ficarão mascarados para sempre! É verdade, se você analisar o conjunto palavras + ações, a máscara cairá rapidinho. Como a pessoa trata os pais? Como trata os amigos, os animais? Ela busca ser uma pessoa melhor ou não está nem aí para nada?

Tem gente que acha que o casamento é como um passe de mágica né? Casou, PUF, virou a pessoa dos sonhos. Péssimas notícias! No casamento, o que ele/ela era no namoro, vai triplicar de intensidade. Portanto, atente-se para como é a pessoa no namoro, não se iluda achando que seu amor a mudará. Já falamos sobre como é ruim entrar num relacionamento querendo mudar o outro, certo?

Então aqui vai mais uma dica de ouro: Faça uma lista com todos os comportamentos da pessoa almejada e separe em 3 colunas:


E quanto mais você conversar e for amigo-a da pessoa antes de se envolver emocionalmente melhor, porque assim você conhecerá mais e mais sem ser iludido pelo coração.

O coração é enganoso, mas Deus não 


O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?

"Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras. "



Esse versículo é sensacional, não é mesmo? Jeremias questiona a questões do coração, e nós sabemos: o coração é enganoso. E aí Deus responde dizendo que ele sonda o nosso coração e nos conhece. Portanto, eu termino o texto com a dica que deveria ser a primeira, mas não sei porque deixei por ultimo: pergunte à Deus o que ele acha daquela pessoa. Ele conhece o coração de todas as pessoas e com certeza, se você pedir, lhe mostrará o que é melhor para você. Afinal, Deus conhece o passado, o presente e o futuro, vale a pena confiar Nele!

Fonte
Separei aqui um texto que muito me ajudou que fala sobre como saber se o seu relacionamento é de Deus ou não. Se você quiser, pode ler clicando aqui

Espero que você encontre o seu par. Acredite, essa pessoa existe! E se você confiar, na hora certa tudo vai acontecer. E se você quiser me contar como você a conheceu, eu adoraria saber! Sou apaixonada por histórias românticas!

CONVERSAÇÃO

0 $type={blogger}:

Postar um comentário