Sobre Noé



      
   
Fonte

Há alguns domingos, o pastor da minha igreja começou uma série de pregações sobre uma das minhas histórias bíblicas preferidas: A arca de Noé. Essa passagem sempre falou muito ao meu coração, e depois desses cultos mais ainda, e por isso me senti tocada pelo Espírito Santo a fazer esse post. 

Acho que quase todo mundo já ouviu sobre a história de Noé. Não há quem não saiba, ao menos um pouco, sobre a arca, o arco-íris, os animaizinhos em pares (ou sobre a piadinha da "arca de Moisés" hahaha). Mas será que nós entendemos o real significado dessa história bíblica? Será que já paramos para analisá-la a fundo, a fim de compreender as revelações de Deus para nós, através dela? A famosa história da arca é repleta de revelações e ensinamentos do Senhor, já que Noé tinha um profundo relacionamento com Deus, e que tal relacionamento era baseado em tudo aquilo a qual o nosso Deus de amor mais se agrada: fé e obediência, ambas em extrema quantidade. 

Vamos então conhecer melhor essa história?! Ela começa quando Deus percebe que a sociedade humana está totalmente corrompida, perdida. Os homens haviam se esquecido do Senhor, agiam e viviam conforme achavam melhor, se deixavam levar por seus desejos maus e imorais. "E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração.
E disse o Senhor: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até o animal, até o réptil, e até a ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito." Gênesis 6.5,6,7

Ual, o ser humano tanto se corrompeu com o pecado que o Senhor se arrependeu de o ter criado! Os pensamentos dos homens eram tão maus e havia tanta maldade na terra que o coração de Deus pesou ao ver tudo aquilo. Imaginem só a tristeza que Ele sentiu, afinal fomos feito pelo nosso Pai com todo o Seu amor, à sua imagem e semelhança, e agora as pessoas O estavam abandonando, desobedecendo suas ordens, O desrespeitando. Ao que parecia a humanidade estava mesmo perdida, e por isso Deus estava decidido a destruir a terra e toda sua criação. Entretanto...  "Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor." Gênesis 6.8


Em meio ao mundo INTEIRO (inteiro mesmo, todas as pessoas da terra), UM, SOMENTE UM HOMEM achou graça aos olhos do Senhor: Noé. Todo o gênero humano se deixou levar pelo pecado,  exceto Noé. Ele permaneceu firme, não se deixou levar por seus desejos, não caiu na conversa do inimigo, ele sabia que melhor era estar ao lado de Deus do que andar o caminho da morte. Noé fez a diferença! E nós? Em meio a uma sociedade perdida, distante de Cristo, de amor, de santidade... estamos fazendo a diferença? Se Deus olhasse para mim e para você, será que Ele desistiria de destruir a humanidade por nossa causa? Muitas vezes, reclamamos que é difícil servir a Deus em um mundo onde muitos se esqueceram dEle, mas e Noé? A humanidade toda havia se esquecido de Deus, mas ele não!!! Ele era justo, não deixou de buscar a Deus por nada, O obedecia mesmo em meio a um mundo desobediente. 



O relacionamento dele com o Pai era tão grande que o Senhor mudou de ideia, Ele viu esperança em Noé e resolveu que não iria mais destruir tudo. Ele criou um plano de Salvação, uma nova chance pra humanidade por causa de Noé! Será que Deus daria mais uma chance para o mundo por sua causa? ou por minha? 

Vamos conhecer qual foi esse Plano de Salvação: "Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.
E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.
Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.
Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará.
Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.
E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão.
Gênesis 6:14-19

Deus iria mandar um dilúvio de águas sobre a terra para destruir tudo, porém ele mandou Noé construir uma arca para salvar a si e sua família, e claro, a quem mais se arrependesse dos seus maus caminhos. Agora pensem, Noé sendo um homem de Deus, obediente, vocês acham que ele reclamou, como muitas vezes fazemos? "Nossa hein Pai, to aqui, no meio dessa gente pecadora, to aqui certinho, bonitinho e o Senhor ao invés de mandar uma arca pra gente se salvar quer que eu construa?"  Óbviamente não né! Noé não questionava a vontade de Deus, ele obedecia! Tinha consciência de que o Senhor sabe todas as coisas e que sua fidelidade seria recompensada. Mas vamos contextualizar isso novamente para nós: Jesus nos manda amar ao próximo, a gente ama sem questionar ou reclama que o próximo é muito chato? Jesus mandou a gente ir pregar o evangelho, a gente prega ou tem vergonha de falar que é "crente"? Jesus tem um chamado para nós, você tem cumprido o seu? Tem feito a vontade de Deus? Tem construído sua arca? Não se esqueça, ela vai te levar à salvação.


Noé construiu sua arca durante anos, muitos anos mesmo! Provavelmente ele deve ter ouvido muitos comentários de gente incrédula, principalmente porque naquela época nem mesmo havia chuva na terra. Muita gente falando que ele era maluco, religioso, sem noção. Até mesmo sua família deve ter duvidado em algum momento se aquilo era mesmo vontade de Deus ou se Noé tinha "caducado". Muitas vezes nos esquecemos que o nosso foco principal é Jesus, e que se algo faz parte de Sua vontade vai se realizar, não importa o que digam!! Noé não se deixou abater, aquele homem mantinha seu foco no Senhor, nas coisas dEle, tinha uma fé inabalável e foi obediente até o fim! Construiu a arca exatamente como Deus tinha mandado, nem um côvado a mais ou a menos. Isso porque ele também compreendia que Deus entende absolutamente todas as coisas e se o Pai nos manda fazer alguma coisa de tal jeito é porque aquilo é o melhor. Agora pense mais uma vez: E se fosse com a gente? "Af, ficar anos construindo arca, é isso que eu ganho? uma arca desse tamanhão todo eu vou cansar demais, vou fazer um barquinho mesmo e tá tudo certo" kkk parece absurdo mas quantas vezes não "discutimos" com Deus? Reclamamos que está muito pesado, que tal pessoa disse que é muito difícil, que servir ao Senhor é muito complicado, até mesmo ousamos fazer do nosso jeito achando pode ser melhor do que o jeito de Deus. 
Eaí, você tem cumprido a vontade de Jesus, como se deve? A arca tinha as medidas perfeitas para não afundar durante o dilúvio. E sua arca, está nas medidas de Deus ou quando vier o dilúvio ela vai afundar?

Por fim, vamos ao desfecho dessa linda história: Assim foi destruído todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca.
E prevaleceram as águas sobre a terra cento e cinqüenta dias.
Gênesis 7:23,24
E lembrou-se Deus de Noé, e de todos os seres viventes, e de todo o gado que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas.
Gênesis 8:1

Em todos os anos que Noé estava construindo a arca ele pregou sobre o dilúvio, quem cresse poderia também entrar no plano de Salvação, poderia entrar na arca e se salvar! Entretanto, ninguém acreditou. Ninguém se importou com a nova chance que o Pai havia dado, ninguém deu crédito à pregação de Noé e ao aviso de Deus. E o triste fim daquelas pessoas foi esse: o Senhor destruiu tudo sobre a face da terra, todos morreram, exceto Noé e sua família, pois eram justos perante Deus! Afinal, como é dito no início do versículo, quando você obedece ao Senhor Ele se lembra de você, por mais que venha uma tempestade, Ele te livra!

Certamente, durante os 40 dias de chuva, muitos vieram correndo desesperados bater na porta da arca, implorando aos gritos que agora acreditavam e queriam entrar, mas já era tarde demais. Deus não se agrada daqueles que precisam ver para crer e por isso foi Ele mesmo quem fechou a porta da arca por fora, e a porta que Deus fecha ninguém abre não é?!

Um dia, Jesus irá voltar para nos levar junto dEle, para a nossa "arca eterna", que no caso significa salvação eterna! Porém só irá com o Pai aquele que aceitar o nosso Plano de Salvação, que agora se trata  do Sacrifício de Jesus por nós lá na cruz. E mais do que isso, só irá para o Reino aquele que for corajoso para construir a sua arca, a sua salvação, aquele que obedecer as "medidas" de Jesus nessa terra. Eu espero entrar, e espero que você, que está lendo, entre também! Lembre-se sempre: Tudo que ficou fora da arca foi MORTO, DESTRUÍDO! Você não vai querer enfrentar a morte eterna, vai? Em nosso Senhor há vida, vida em abundância, nEle há salvação eterna! e Ele está de braços abertos esperando por você! 

Seja como Noé, cumpra com fé e obediência a vontade do nosso Deus maravilhoso, você será recompensado eternamente! =]

"E, por causa do meu Nome, sereis odiados de todos. Contudo, aquele que permanecer firme até o fim será salvo." Mateus 10.22

Obs: Quem quiser ler sobre toda a história toda de Noé, saber sobre os animais, o pacto de Deus através do arco-íris e etc, leiam Gênesis capítulos 6, 7, 8 e 9. Deus abençoe! <3


CONVERSAÇÃO

0 $type={blogger}:

Postar um comentário