A Carta Magna

"É inadmissível que uma pessoa viva num país e não conheça a Carta Magna. É inadmissível um gestor que nunca leu a constituição".

Fonte
Ok, foi dolorido ouvir isso, plena segunda feira na faculdade. Mas tive que admitir. E tive que admitir que eu ando muito errada nessa história toda. Quer dizer, como poderei eu ser uma brasileira de fato se nem conheço os meus direitos e deveres? Por mais que o Brasil seja um país pluricultural, temos as leis certo? Precisamos conhecê-las sabe para que? Para não cairmos em qualquer papo furado de candidato.
É sério, você já percebeu? As campanhas políticas sempre prometem a mesma coisa, e a gente continua um bando de ignorantes (no sentido de sem conhecimento mesmo) que não sabe nem o que é direito e o que é nosso dever.

E foi pensando nesse choque de realidade sobre meu papel na sociedade que eu comecei a pensar num outro Reino, num Reino que não é daqui, mas que todos nós somos convidados a fazer parte: o Reino de Deus. 

Minha professora falou que nenhuma lei brasileira pode se sobrepor a Carta Magna, ela é soberana e deve ser respeitada.

No Reino de Deus, também temos uma Carta Magna, e ela se chama Bíblia.

O quanto você conhece? 

Fonte

Não precisa ser hipócrita, pode admitir que não conhece muito mesmo. Eu tive que admitir que sou uma futura gestora e não conheço nem o primeiro artigo da constituição brasileira de 1988, então pode admitir que você quer morar no Reino dos Céus e nunca leu a Bíblia. 
Melhor admitir que continuar mentindo pra si, certo? 

A Bíblia é como um manual de instruções. Lá está descrito a história da... Humanidade, focada em Israel. Uma história que tem a ver com todos nós. Lá estão os valores do Reino: quais são as leis de Deus. É importante que você saiba quais são elas, para que você seja um cidadão do Reino. Então vamos lá, quero te apresentar o Reino dos Céus: 

Com vocês, o Reino dos Céus! 

Tá certo que eu ainda estou aprendendo muita coisa sobre esse Reino, mas aqui vai um fator impressionante: não importa quantas vezes você leia a Bíblia, toda vez que você a ler, você vai descobrir algo novo e impressionante que você não tinha parado pra perceber antes. 

Mas o que eu aprendi até agora é que a lei que rege o Reino dos céus é a lei do amor. Porque o rei deu o seu único filho como sacrifício para que ele levasse consigo toda a culpa da humanidade, todo pecado e toda dor para que assim nós, que éramos miseráveis pecadores, pudéssemos nos assentar à mesa com o Rei. (Já pensou que legal poder comer na casa de uma autoridade? Então, imagina você comendo na mesa do Rei do Universo e ai você fica pensando "que, sou eu para estar aqui?" e o Rei vem e te fala "você é meu filho"). 


Fonte
O Amor com certeza é uma característica desse Reino, e algumas frases que o podem definir são: faça aos outros o que quer que eles façam a você; ame ao Senhor teu Deus de todo coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento; se o seu inimigo te pedir para andar uma milha com ele, anda duas; porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

O Reino dos Céus é relacionamento. Sim! Não se trata de um conjunto de leis do que se pode ou não fazer, mas de um relacionamento com o Rei dos reis. A Bíblia é um livro que conta uma história: de onde nasceu a humanidade, de como Deus nos ama apesar das inúmeras falhas e tropeços, do grande amor Dele demonstrado na cruz por nós, de como, através de Jesus podemos nos achegar à Deus e como o mundo tal como o conhecemos irá acabar.


No Reino dos céus não tem espaço para a religião. Uma vez eu li que religião é a ausência de relacionamento com Deus. E é verdade. Quando agimos religiosamente, não estamos conversando e dependendo de Deus. Estamos fazendo as coisas simplesmente por fazer, confiando que por nossa própria força venceremos. Balela: você não vai vencer. Corta essa de religião. Não tem essa de passa óleo ungido e você irá para o céu. Não é o travesseiro ungido que te trará paz, nem o orar muitas vezes e repetidamente que vai te fazer ser perdoado.  Não tem essa de barganhar com o Rei. Só vive no Reino dos Céus quem tem um relacionamento com o Rei. Afinal, é a casa de Dele. 



Fonte

Só que...

Só que você corre um sério risco de não entrar no Reino dos céus por não ler a carta magna do Reino. Serio! 

Na Bíblia está escrito o que Deus fez por você, o grande amor Dele e também como Ele é. Deus deseja ter um relacionamento com você, um relacionamento genuíno, mas como você quer ter um relacionamento com alguém se não busca conhecer mais sobre aquela pessoa?


Eu fico super pé atrás quando as pessoas me dizem, por exemplo, que se for boa você entra no céu: basta fazer o bem. Eu fico pensando de que céu essas pessoas estão falando, porque se fôssemos bons o suficiente para entrar no céu por nós mesmos, não acho que o Rei teria mandado seu filho pra levar nossos pecado a não é mesmo? 


Pois bem, Deus deixou a Bíblia como seu manual de instruções. Lá na Bíblia você vai descobrir características do Reino dos Céus.


A oração é o canal direto com Deus. Jesus quando morreu na cruz, formou um caminho de volta para o Pai. Somos justificados para entrar na presença do Rei por meio de Jesus.

Mas se você ficar só na oração, você será como uma palha que o vento leva. Você não sabe como é a conduta de Deus, então qualquer pessoa que te disser que Deus te disse isso ou aquilo você vai acreditar.

Já ouviu falar de casos de pessoas analfabetas que foram enganadas e assinaram contratos onde perderam suas terras? Eu já ouvi histórias assim. E infelizmente existem muitas pessoas que fazem isso no âmbito do ensino das escrituras também. Como, por exemplo, colocar em cima de você uma carga que você não precisa carregar. Elas parecem ser cristãs e não são: vivem religiosamente e fazem coisas que não tem nada a ver com o Reino dos Céus, e sabe o que é pior?

A gente acredita que eles são mesmo do Reino. Capaz até da gente colocar a mão no fogo por pessoas que não são do Reino. E como saber se o que eu ou qualquer outra pessoa que escreve sobre o reino diz é verdade? Simples! Pegue a "carta magna" do reino dos céus e analise. Peça ajuda ao Espírito Santo, e Ele te revelará a palavra, todo dia uma coisa nova.

Oseias 4 diz que o povo perece por falta de conhecimento, então aqui vai uma notícia inédita pra você que acha que Deus rejeita seu conhecimento: é mentira! Papai quer que nós saibamos muito bem onde estamos indo. Ele deixou a Bíblia para isso. Ele não poupou nem seu único filho do sofrimento porque queria nos mostrar que viver um relacionamento com Deus não significa estar imune de momentos difíceis, como infelizmente muita gente acha que acontece. "Eu aceitei Jesus, porque ainda estou desempregado?". Talvez seria até mais atrativo para as pessoas se Deus falasse algo do tipo "me aceitem em suas vidas e todos os seus problemas estarão resolvidos: financeiros, sentimentais, físicos...", como infelizmente andam vendendo por aí. Mas desculpa gente, o Reino dos Céus não é isso. Sim, quando formos para o céu, lá não entra tristeza, e a Bíblia promete em Isaías que Ele enxugará todas as nossas lágrimas, mas enquanto estamos aqui na Terra, passaremos por tribulações sim. Deus seria extremamente injusto e seria contra Ele mesmo se ele nos iludisse dizendo que não teríamos problemas. O que muda quando você aceita Jesus e vive o Reino é que você não vê o problema como um problema: você começa a enxergá-lo com os olhos de Deus. Você se sujeita à vontade Dele. 

O Reino dos céus é um Reino de luz. Na luz, você sabe exatamente para onde está indo, onde está pisando. Assim é o Reino. Não existem verdades ocultas, ou algo do tipo "só pastores podem saber". Corta essa de religião: no Reino, todos que entenderam e aceitaram o sacrifício de Jesus são irmãos, o que difere é que uns estão mais próximos do Pai que outros. Seria como se eu tivesse tomando café da manhã com o Pai e no café da manhã ele me falou sobre algo. Você não quis tomar café da manhã com o Pai, preferiu jogar futebol pela manhã. O Pai não te deixará de amar porque você não quis tomar café da manhã com Ele. A única coisa é que você não estava presente e não o ouviu falar.



Fonte

Então a Bíblia ela é como um farol na estrada escura: ela te da direção de para onde você está indo. Ela também é uma lamparina para a sua caminhada, te mostrando todos os detalhes. Ela é a Carta Magna do Reino, ela é uma história de amor para você. Não caia em qualquer conversa, procure saber mais sobre quem é Deus, quem é Jesus, quem é o Espírito Santo, porque Jesus teve que morrer na cruz, o que é esse tal do Reino dos céus, todas essas respostas você encontrará na Bíblia. Claro que você pode contar com a ajuda de pessoas que já conhecem o Rei, mas só há um jeito de não ser enganado: lendo a carta Magna do Reino dos céus. 

Eu te convido a não se deixar ser enganado. Pesquise, questione. Pode questionar Deus sobre a sua palavra se você quiser. Tira essa ideia que Deus é Zeus - um cara mau, com um trovão na mão pronto para matar. Esse não é o Deus da Bíblia. O Deus da Bíblia está super interessado em tirar todas as suas dúvidas - Ele gosta das coisas corretas e nada do que está escondido fica escondido. Deus quer cuidar de você, Ele se importa, de verdade. 

Leia a Bíblia, não é tão difícil quando você ora com fé dizendo "se o Senhor não me ajudar, não vou conseguir entender, me ajuda?". Você vai ver como a leitura não se tornará surpreendente. 


Também me disponho a te ajudar, basta mandar um email com a sua dúvida. Eu não sei muito, mas o que eu ouvi do Pai, com certeza eu compartilho. Meu e-mail é  thalita.tamm@gmail.com 


E a você que faz parte do Reino de Deus, o convite é o mesmo: não negligencie a palavra de Deus. Sem ela, você está andando no escuro. Não se deixe ser enganado por falsos profetas, não ache que o Reino dos Céus qualquer um entra, não se deixe levar pela maioria. Não pereça por falta de conhecimento das escrituras e do poder de Deus, como Oseias 4 fala. 


Se você leu todo esse texto, primeiramente obrigada! Espero que você tenha entendido o quanto a Bíblia é essencial na vida de um cristão e agora um desafio: 



Desafio: o quanto você conhece? 

Durante todo o texto, eu usei várias referências bíblicas e, com a exceção de Oseias 4, não fiz citação de nenhuma. Você consegue identificá-las? 

(Vou deixar a pergunta no ar kkkk) 


E então eu lembro novamente das palavras de minha professora. Preciso ler a constituição brasileira de 1988. Mas também chego a conclusão que da mesma maneira que é inadmissível que um cidadão não conheça a constituição sendo ela acessível a todos, é inadmissível que um Cristão tenha uma Bíblia e não a conheça. Que não conheça o Deus a quem quer servir. 

CONVERSAÇÃO

2 $type={blogger}:

  1. Parabéns pelo Blog, gostei muito do texto, sério. Sou Cristã também, embora não conheço toda a palavra ainda, mas estou na caminhada, já li 11 livros da Bíblia. Gosto muito de 1 Corintios 13 onde fala do Amor e que sem o Amor não conhecemos a Deus. Pois Deus é o próprio Amor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, ficamos muito felizes que tenha gostado de nosso Blog! Ser cristão é isso mesmo, uma caminhada constante de aprendizado através da Palavra <3 Com toda certeza nosso Deus é puro amor! Que Ele te abençoe sempre.

    ResponderExcluir