2 Lições importantes que aprendi com o meu pai - e que refletem em Deus

Fonte
Meu pai sempre foi - e continua sendo - um homem muito trabalhador. Ele nunca deixou faltar nada em casa, e de fato, eu nunca me preocupei se o dia de amanha teria arroz e feijão pra comer. Na minha cabeça sempre funcionou assim "meu pai nunca vai deixar faltar nada" - e nunca faltou, graças a Deus.
Sempre soube que ele é o tipo de homem que iria até plantar alface se fosse necessário para nos prover o necessário. Isso sempre me trouxe conforto e segurança.

Por outro lado, meu pai sempre, sempre foi muito firme. O não sempre foi não, e o sim sempre foi sim. Nem adianta contestar. Aí, sabe o que eu fazia? Tentava dar o meu jeitinho. Sabe o que acontecia? Pois é, eu estragava tudo mais ainda.
Hoje, mais crescidinha, eu vejo que teria valido mais a pena se eu tivesse esperado meu pai falar sim. Me pouparia tombos, decepções e constrangimentos.

Pois é.

Mas porque eu estou falando tudo isso?

Porque esses dias eu estava pensando em Deus, e ele se apresenta como Pai à todos aqueles que se submetem à Ele como filhos, não é verdade?
Então, eu estava pensando com os meus botões: quantas e quantas vezes vamos dormir preocupados com o que vamos comer ou como vamos lidar com aquela situação? Pense bem, meu pai não deve ser diferente da maioria dos pais, sempre estão buscando o melhor para a família. Se o meu pai, que nem possui toda a riqueza do mundo nunca deixou de suprir minhas necessidades, quem dirá Deus, que é bom e possui todo conhecimento, riquezas, o mundo todo!

Jesus nos faz esse convite em Mateus 6: a depender Dele e não se preocupar com nada - nem com roupas, alimentos, com nada, nadinha mesmo. É como um convite de eterna dependência sabe?

Eu já até sei o que você pode falar:
"Ser dependente é ruim".

Ser dependente de homens pode ser ruim, mas não de Deus. Na verdade depender de Deus é ter plena liberdade. Olha só, é verdade que nós almejamos tomar nossas próprias decisões, mas quando assumimos o controle da nossa vida, acabamos por ficar que nem eu há alguns dias atrás.

Eu há alguns dias atrás

Eu há alguns dias atrás estava totalmente preocupada. Você sabe como é jovem: tem um bilhão de sonhos e muitos poucos recursos para realizá-los. Eu ia dormir preocupada, tensa, triste. "O que vai acontecer?", "Quando vai acontecer?", "Será que vou conseguir?". 

Até que Deus rompeu o silêncio, num dia que eu esvaziei minha mente e prestei atenção no que Ele estava falando, e Ele me disse "eu sou seu pai, nunca deixarei faltar nada. Confia em mim". 

Isso trouxe uma paz ao meu coração sabe? Eu voltei a dormir tranquila. Nada mudou, quer dizer, nada de significativo e material, mas eu estou dormindo em paz, sabe porque? Porque Deus é meu pai, e ele nunca vai deixar faltar nada. 

A segunda lição: o sim é sim. O não é não

Eita, como meu pai me ensina essa lição. Eu sou grata à ele por isso, por mais que muitas vezes eu ainda fique indignada por não existir um talvez. 
Mas ainda bem que ele me ensinou isso, porque Deus também é assim:

Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
Mateus 5:37


Nós sempre gostamos de ouvir coisas como; a porta que Deus abre, ninguém fecha! 
Verdade!

Mas o contrário também é verdade: a porta que Deus fecha, ninguém abre. 

E Deus por acaso fica como o malvado da história? 
Sabe, por muitas vezes eu levei meu pai como o malvado da história. Mas hoje, estando numa fase melhor, eu sejo que tudo era uma questão de proteção. Que por mais que eu achasse que estava super pronta para tal situação, eu na realidade não estava. Meu pai sabia disso. E Deus sabe também. 

Anota aí: Deus não tem problema nenhum em abençoar seus filhos. Ele só espera que estejamos preparados para receber, para que as bençãos não substituam o lugar da presença Dele nas nossas vidas. 

O homem mais sábio do mundo, Salomão, disse em Eclesiastes 3:1 que para tudo há um tempo certo. Quando Deus fala não, é não, e sabe o que acontece quando nós tentamos agir por nós mesmos? A gente acaba complicando mais ainda. Vivemos cheios de preocupação e não conseguimos desfrutar da vida! 
É sério! Você já insistiu num namoro que era óbvio que não tinha futuro? O que aconteceu? Voc~e quebrou a cara não foi? Não teria sido mais fácil entregar seus anseios à Deus, dormir tranquilamente sabendo que o seu Pai, que está nos céus, não deixará faltar nada, nem mesmo um marido na hora certa?

O que eu estou querendo dizer é...

Confie em Deus. Isso é tudo o que eu quero dizer. Deus não vai deixar faltar nada. Entenda o tempo Dele. Quando Ele fala não, é não. Para de insistir! Ele tem um motivo para isso e um dia, quando toda essa noite passar e o sol surgir de novo, Deus vai te mostrar com clareza o que aconteceu. Porque ele fechou as portas. Acredite, Ele explica tudinho para quem o busca. 

E se Deus te disse sim, vai com tudo. Se joga de cabeça, se lança, sem medo. Com Deus não há erros. 
Deus nunca deixará faltar nada, com portas abertas ou fechadas. Ele ama você!

CONVERSAÇÃO

0 $type={blogger}:

Postar um comentário