Amar é... - Introdução

                                                          Fonte

Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta:
"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? "
Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.
Este é o primeiro e maior mandamento.
E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.

Mateus 22:35-39

São muitos os questionamentos acerca do amor, não é verdade?
Desde frases como "amar é tudo" a frases como "amar é uma droga", parece que vivemos num mundo confuso que não sabe o que é amor.

Você conseguiria definir o que é amar?

Quando ficamos de frente com essa pergunta, gaguejamos. Será que amar é deixar fazer tudo o que quer? Será que no amor existe a palavra não? O que será que Jesus quis dizer com amar o próximo como a nós mesmos?
Em outra passagem bíblica, Jesus ainda diz que devemos amar os nossos inimigos e orar por eles (Mateus 5:43-44). Mas que tipo de amor é esse? Amar os inimigos significaria tolerá-los e se tornar passível ante injustiças?
Ou será que amar está relacionado à relacionamentos, atração física, sexo? Os poetas e escritores dizem tanto sobre esse tipo de amor...

São muitos questionamentos a cerca do amor, e é por isso que aqui no blog vamos começar uma série de posts explicando um pouquinho sobre o que é o amor baseado na melhor definição de amor que eu já li na minha vida, localizado em 1 Coríntios 12:31-13:8.


" Por isso se esforcem para ter os melhores dons. 
Porém eu vou mostrar a vocês o caminho que é o melhor de todos. 
Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu,
 mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam 
como o som de um gongo ou como o barulho de um sino.

 Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, 
ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, 
que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, 
mas, se não tivesse amor, eu não seria nada. 

Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado,
 mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada. 

Quem ama é paciente e bondoso. 
Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. 
Quem ama não é grosseiro nem egoísta; 
não fica irritado, nem guarda mágoas.
 Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, 
mas se alegra quando alguém faz o que é certo.
 Quem ama nunca desiste, 
porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. 

O amor é eterno.
 Existem mensagens espirituais, porém elas durarão pouco. 
Existe o dom de falar em línguas estranhas, mas acabará logo. 
Existe o conhecimento, mas também terminará. 

Talvez você ache bonito essa parte da Bíblia como eu também acho, mas depois de ler "o monge e o executivo", do autor James Hunter, onde ele faz uma decantação e análise de cada sentença desse capítulo, eu percebi que o amor é muito, mas muito mais profundo do que imaginamos. E que o amor não tem muito a ver com o outro, mas conosco mesmo.

Paulo, quem escreveu esse texto, era um apóstolo do começo da Era Cristã que escrevia cartas para as igrejas que se formavam. Essa carta era aos Coríntios e no capítulo 12 e no capítulo 14 ele fala sobre os dons espirituais, pois a igreja de Coríntios queria desenvolver os dons espirituais, como falar em línguas, pregar, etc. Paulo então fala sobre os dons espirituais mais ele encerra o capítulo 12 com a afirmação impressionante:

Por isso se esforcem para ter os melhores dons. 
Porém eu vou mostrar a vocês o caminho que é o melhor de todos. 
(1 Coríntios 12:31)
Uau!
Paulo tinha tanta consideração e mantinha o amor em tanta estima que ele chegou a dizer que o amor é superior a qualquer outro ato: morrer queimado, falar línguas diferentes, ter todo o conhecimento do mundo, mas se ele não tivesse amor, nada valeria. Se não tivermos amor, mesmo que façamos todas as outras coisas, não seremos parecidos com Cristo.

Deus é a essência do amor, já ouvimos essa frase. Mas se não soubermos o que é amar, como conheceremos o caráter de Deus? 

Aqui vai a primeira verdade sobre o amor: o amor que Jesus se refere é um comportamento, não um sentimento. Ficou curioso? Me acompanha nessa série "Amar é..." e oremos para que Deus nos revele mais sobre o amor que Ele deseja para nós, que Ele demonstra por nós. 

Na próxima postagem falarei sobre os tipos de amor descritos na Bíblia. 

Beijinhos, até a próxima 

CONVERSAÇÃO

0 $type={blogger}:

Postar um comentário