Caminhando sobre a Palavra

                              

Existe uma passagem bíblica muito conhecida, a qual Pedro diz a Jesus que ele quer andar sobre as águas até Jesus. Vamos ler:


Logo depois, Jesus ordenou aos discípulos que subissem no barco e fossem na frente para o lado oeste do lago, enquanto ele mandava o povo embora. Depois de mandar o povo embora, Jesus subiu um monte a fim de orar sozinho. Quando chegou a noite, ele estava ali, sozinho. Naquele momento o barco já estava no meio do lago. E as ondas batiam com força no barco porque o vento soprava contra ele. Já de madrugada, entre as três e as seis horas, Jesus foi até lá, andando em cima da água. Quando os discípulos viram Jesus andando em cima da água, ficaram apavorados e exclamaram:

— É um fantasma!

E gritaram de medo. Nesse instante Jesus disse:
— Coragem! Sou eu! Não tenham medo!
Então Pedro disse:
— Se é o senhor mesmo, mande que eu vá andando em cima da água até onde o senhor está.
— Venha! — respondeu Jesus.
Pedro saiu do barco e começou a andar em cima da água, em direção a Jesus. Porém, quando sentiu a força do vento, ficou com medo e começou a afundar. Então gritou:
— Socorro, Senhor!
Imediatamente Jesus estendeu a mão, segurou Pedro e disse:
— Como é pequena a sua fé! Por que você duvidou?
Então os dois subiram no barco, e o vento se acalmou. E os discípulos adoraram Jesus, dizendo:
— De fato, o senhor é o Filho de Deus!                                                       Mateus 14:22-33 


Mas esses dias meu pastor fez uma declaração que muito me impactou com relação a esse texto. Ele disse: 

Muita gente diz que Pedro andou sobre as águas. Mas na verdade Pedro não andou sobre as águas. Talvez você pense: "opa, como assim? Está escrito que ele andou sobre as águas". Sim, está escrito, mas Pedro andou sobre a palavra de Jesus. Jesus disse a ele ir e ele foi e, a partir do momento que ele duvidou da palavra de Jesus, ele começou a afundar. Ele caminhou sobre a palavra de Jesus.
Pr Marcinho 

E é sobre isso que eu gostaria de falar com você. O caminhar sobre a palavra de Jesus. 
Cada dia que passa eu percebo que estamos vivendo num mundo em que muitas vezes nós agimos mais com a razão do que com a fé. Analisamos muito as possibilidades de acontecer, porque... Vai que não da certo. Será que estamos nos enganando? 
Mas não foi só Pedro que andou sobre a palavra de Deus, acompanhe comigo mais uma pessoa que caminhou sobre a palavra de Deus: 

Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. Os seus discípulos perguntaram:

— Mestre, por que este homem nasceu cego? Foi por causa dos pecados dele ou por causa dos pecados dos pais dele?

Jesus respondeu:
— Ele é cego, sim, mas não por causa dos pecados dele nem por causa dos pecados dos pais dele. É cego para que o poder de Deus se mostre nele. Precisamos trabalhar enquanto é dia, para fazer as obras daquele que me enviou. Pois está chegando a noite, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo.

Depois de dizer isso, Jesus cuspiu no chão, fez um pouco de lama com a saliva, passou a lama nos olhos do cego e disse:

— Vá lavar o rosto no tanque de Siloé. (Este nome quer dizer “Aquele que Foi Enviado”.)

O cego foi, lavou o rosto e voltou vendo.                                                              João 9:1-7
Vamos agora nos colocar no lugar desse cego. Imagine então que você seja um cego de nascença. Provavelmente desde o seu nascimento você já tenha procurado médicos, tratamentos, os sacerdotes. Mas... Ali está você, cego, e ainda ouvindo as pessoas dizerem que "você pecou, por isso é cego." E então você começa a ouvir uma conversa, alguns homens fazem a mesma pergunta que você sempre escuta "ele pecou ou os pais?". E um outro homem diz algo diferente, ele diz que você está assim para que a glória do Senhor se manifeste. E então esse homem desconhecido cospe no chão e passa... Terra com baba nos seus olhos. O... O que você faria se alguém colocasse lama nos seus olhos? 
Mas não foi só isso. Além de colocar lama nos seus olhos, esse homem te diz para você ir se lavar num tanque. O que você falaria para esse homem? Talvez você diria:
"Ow, espera aí, você vem, passa lama nos meus olhos, e agora quer que eu vá andando com essa lama até o tanque... Você não percebeu que eu sou cego? Não dá pra eu ver!" 
Mas esse homem não falou isso. Ele se levantou, enfrentou todos os obstáculos que poderiam surgir no seu caminho mesmo não sabendo o que estava a um palmo de distância. Tudo o que esse homem tinha era uma palavra. Mas não uma palavra qualquer, a palavra que ele tinha vinha daquele que, com sua própria palavra, criou os céus e a terra e tudo que neles há (menos o ser humano, que Ele criou com suas próprias mãos). Não era uma simples frase.

Quando Jesus fala, pode ter certeza que é muito mais que uma mera frase. É uma certeza. Quando você escuta Ele dizer "vai lá, vai dar tudo certo", tenha certeza que vai dar tudo certo. Isso se chama fé. É ouvir Jesus te chamar no meio do mar dizendo "vem que eu estou aqui", e você contrariar todas as leis naturais porque Ele te disse que daria tudo certo.

Pedro (também chamado de Simão) passou por uma outra situação assim.


Certo dia Jesus estava na praia do lago da Galileia, e a multidão se apertava em volta dele para ouvir a mensagem de Deus. Ele viu dois barcos no lago, perto da praia. Os pescadores tinham saído deles e estavam lavando as redes. Jesus entrou num dos barcos, o de Simão, e pediu que ele o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se e começou a ensinar a multidão.

Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão:

— Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e os seus companheiros joguem as redes para pescar.
Simão respondeu:
— Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer.
Quando eles jogaram as redes na água, pescaram tanto peixe, que as redes estavam se rebentando. Então fizeram um sinal para os companheiros que estavam no outro barco a fim de que viessem ajudá-los. Eles foram e encheram os dois barcos com tanto peixe, que os barcos quase afundaram.
Lucas 5:1-7
E se você passasse por uma situação assim? E se Jesus dissesse para você fazer tudo de novo, mesmo que você tenha tentado, tentado, tentado e não conseguido? E se tudo parecer o fim e Ele te sussurrar que é só o começo? E se Ele tiver obras grandes na sua vida, mesmo que aos seus olhos você esteja mais para um "fracote"? E se ele falar para você seguir num caminho que as pessoas vão te dizer:
- Você é louco ou o quê? Não faz sentido isso!
Mas a sabedoria de Jesus é muito maior que a sabedoria do mundo. Porque só quem negou a si mesmo e amou aqueles que o perseguiram sabe como é muito melhor fazer isso que ter uma vingança. Porque só quem experimentou seguir as ordens de Jesus e fazer o que ele manda, mesmo que você já tenha feito antes por você mesmo sabe que vale a pena obedecer a esse Deus Fiel. 
Fácil? Não, não é fácil não. Como com certeza não foi fácil para esse cego chegar até o tanque. Porque somos que nem ele, não sabemos o que vamos enfrentar. Não sabemos quantas pessoas tentarão nos frustar, quantos empecilhos teremos de enfrentar, simplesmente não sabemos!
Porém temos uma certeza: a palavra de Jesus. A palavra daquele que não falha, e que tem o futuro na palma de suas mãos. Confie Nele, Ele sabe o que faz. Apenas esteja certo de que você está na vontade dele, e, como eu sempre digo, se ele te disser sim, se joga de cabeça, não tenha medo. 
Em Jesus, você pode confiar. Sob a palavra dele, você pode lançar as redes.


Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28



Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.
Hebreus 11:1

Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.

Hebreus 10:17


Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?

Números 23:19


Fonte da imagem: http://wp.clicrbs.com.br/blogdeverao/files/2011/12/007635c8.jpg

CONVERSAÇÃO

0 $type={blogger}:

Postar um comentário