Que tipo de Cristão você é?



Acho que você já se fez essa pergunta. Que tipo de cristão eu sou?

Quando os discípulos de Jesus foram chamados de Cristãos, registrado pela primeira vez em Atos 11:26, eles assim o foram chamados porque se pareciam com Jesus, em comportamento, fala e atitudes. Esta é a definição de um cristão.
E quando olhamos e estudamos a vida de Jesus, vemos que ele tinha um profundo relacionamento com Deus, mas também entendia qual era o seu chamado em favor do reino dos céus aqui na terra, que foi o maior e mais lindo plano de salvação, onde ele veio, nos contou sobre as boas novas do Reino dos Céus, revolucionou o mundo e morreu a nossa morte para que pudéssemos viver com Ele na glória.

Então, olhando para a vida de Jesus, vamos ver como podemos saber que tipo de "cristãos" nós somos. 

Relacionando-se com Deus como Pai e Filho(a)

É incrível como o inimigo tem tentado destruir a imagem paterna nas famílias. Você pode ser um dos filhos que têm problemas com a figura paterna, mas se você não têm, com certeza você conhece alguém que tem.
Numa sociedade onde os papéis andam tão invertidos, eu sei que fica difícil entender qual é o papel de um pai. Mas posso te dizer, e a ciência também comprova isso, que o pai é aquele que traz identidade ao filho.
E é assim que nossa relação com Deus deve ser, porque a verdade é que quanto mais nos aprofundamos em intimidade com Deus, mais conhecemos quem somos, quem Ele é e como Ele nos ama. 
Esse amor de Deus é incrível, é imensurável, é insuperável. 

Creio que o dia que nós entendermos o amor de Deus como Pai por nós, não viveremos nos cobrando toda hora. O simples fato de você ser filho dele, ele já está satisfeito com você. 
Quem é pai sabe disso, desde o momento em que o bebê está na barriga da mãe, ele já ama aquela criança. E não há nada que aquela criança possa fazer para que o amor do pai aumente por ela. Não é mesmo papais e mamães?

Deus já conhece você. Conhece todas as suas pisadas na bola, seus defeitos, porém Ele continua fazendo planos bons a seu respeito, sempre. 

Desmistificando: nem todos são filhos de Deus

Aiaiai, já ouvi isso demais. 
"Somos todos filhos de Deus". Será? 
A Bíblia diz que: "Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus." João 1:12-13

Então só é filho de Deus - só tem esse poder, como a Bíblia nos fala - aqueles que receberam Jesus e creram em sua mensagem - que Ele é Deus e veio em forma de homem para morrer por nós para que por meio Dele, pudéssemos viver eternamente com Deus. 
Pra resumir, só é filho de Deus aquele que reconhece que é pecador e que somente Jesus pode o levar ao pai. 

O amor que gera obediência.

É possível sim obedecer sem amar. Mas é impossível amar e não obedecer. Porque obedecer é um sinal de amor entre pai e filho. 
Quanto mais nos aprofundamos em intimidade com Deus, mais descobrimos o amor Dele e nos identificamos com Ele - porque começamos, a partir do momento que aceitamos Jesus como único e suficiente salvador, a sermos moldados conforme a vontade Dele - e por isso entendemos que, porque Ele nos ama, não há porque não obedecê-lo.
Você consegue entender?
Pense, por exemplo, em uma criança com seu pai. Ela não tem medo de nada, ela confia que seu pai vai trazer para casa tudo o que ela precisa. Eu pelo menos nunca vi uma criança preocupada com a crise financeira ou se o pai dela pode ou não perder o emprego. Ela confia no pai. Ela se identifica nele. 

Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! 1 João 3:1. 

E por saber que o pai a ama, ela não tem problema em fazer o que o pai está pedindo. 
Uma vez ouvi uma história de pai e filho que estavam atravessando a linha do trem. O pai ia na frente, o trem estava se aproximando e o filho não estava vendo o trem. Então o pai gritou:
- FILHO, ABAIXA!
E o menino sem nenhuma dúvida abaixou na hora, ficando deitado no meio dos trilhos, e o trem passou por cima dele, aquele barulhão, mas depois que o trem passou, o menino se levantou e correu para os braços do pai. 
Imagine agora se ele, ao invés de prontamente ter obedecido, tem perguntado "porque pai?".

Assim também somos nós com Deus. Quanto mais intimidade temos com o Pai, mais sabemos que Ele nos ama, mais nos identificamos com Ele e teremos menos problemas de obedecê-lo. E quanto mais o obedecermos, mais nos relacionaremos com Ele e mais parecidos com Jesus nos tornaremos.
Não é nada forçado, mas feito com amor. 

Jesus é um exemplo tão lindo disso que no seu pior momento, ali, naquele monte antes de ser entregue e morto, ele pediu ao Pai que afastasse aquele sofrimento dele. Mas ele era tão intimo com o Pai, e tinha tanta certeza de quem ele era e do quanto Deus o amava que ele terminou a frase assim: "contudo, que seja feita a Tua vontade".

Relacionando-se com Deus como Rei 


Jesus possuía um profundo relacionamento com o Pai, mas também entendia que Ele tinha uma missão aqui na Terra e trabalhou por ela até o fim.

Para nós, ocidentais, é difícil entender o conceito de monarquia. Porque nós vivemos num país onde alguém do meio do povo governa. Porém Deus é o rei do Reino dos Céus. Ele é absoluto e possui toda autoridade. Deus é um Deus de amor, que não chama seus súditos de súditos, mas sim de filhos.

E quando nós entendemos que somos filhos de um Rei que possui toda a autoridade, podemos entender o que Paulo disse:
"Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória." Romanos 8:17
Que Deus nos dê entendimento sobre o que é participar dos sofrimentos de ser um cristão!

E a Bíblia também nos diz que: "Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos" Romanos 8:29
O que significa que por meio de Jesus, nós temos a autoridade e o poder de fazermos aquilo que Jesus nos disse:
"E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porãoas mãos sobre os enfermos, e os curarão."         Marcos 16:17-18



"Digo a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai." João 14:12

E então entendemos que temos uma responsabilidade no Reino dos Céus, de sermos embaixadores do Reino de Deus como Jesus o foi.

Como saber qual a minha responsabilidade no Reino de Deus?

Bom, tudo o que fazermos, deve ter esse fim, que é o de anunciar as boas novas no Reino de Deus e fazermos discípulos (Mateus 28:18-20), porém sabemos que há várias maneiras de anunciarmos isso. 
Podemos fazê-lo por teatro, dança, pregação, cuidado, servir os outros, uau, há tantas e inúmeras possibilidades de falarmos de Jesus!
Então, como saber qual é a nossa responsabilidade no Reino dos Céus?

A resposta está no relacionamento com Deus. O relacionamento com Deus é a base para tudo, porque como Nele nos identificamos, Nele saberemos qual o nosso papel.
Quanto mais eu me relaciono com Deus, maior será em mim a santidade e os valores do Reino de Deus na nossa vida.
E se relacionar com Deus inclui ler a Bíblia, orar e jejuar (#ficaadica)

Finalmente, que tipo de Cristão você é?

Se nós fizéssemos uma tabela com duas linhas, uma demonstrando a aliança que temos com Deus - nosso relacionamento com Ele - e uma outra demonstrando nossa atuação no Reino - nossa responsabilidade como Cristãos - a tabela seria assim:


Onde:

Alto Caráter - pessoa parecida com Jesus, tanto em palavras, ações, atitudes e pensamentos. É a pessoa que possui um profundo relacionamento com Deus. 
Baixo Caráter - para resumir, seriam as pessoas em que os outros olham e não veem Jesus na vida delas.
Alta habilidade - pessoa que têm consciência dos dons, habilidades e do poder que há no nome de Jesus e aceita as responsabilidades de propagar o evangelho. Sabe que Deus tem um plano específico na vida dela e entendeu seu ministério.
Baixa habilidade - não descobriu ainda o seu chamado, não entende que Deus quer e sonha muito mais para ela que somente frequentar uma cadeira de igreja.

Dentro de cada quadrante há um tipo de pessoa que diz que segue a Jesus:
Irrelevante - pessoa religiosa que não tem nem intimidade com Deus, nem entende o seu papel no reino de Deus. Para falar a verdade, essas pessoas precisam conhecer a Jesus e se converter. Oremos por elas.
Perigoso - todo caminho sem Deus é perigoso. De que adianta saber pregar se não tiver intimidade com Deus? São pessoas muitas vezes propensas à rebeldia, confusão e críticas, muitas críticas. São exemplos dessas pessoas os fariseus.
Frutífero - sabe que o poder e autoridade em suas mãos pelo poder do nome de Jesus são para servir as pessoas e não a si mesmos. São pessoas em crescimento, ativas no propósito de Deus e que entendem o que é se relacionar com Deus. 
Limitado - em sua conduta, é um exemplo de Cristão, mas não entendeu ainda qual o seu papel no reino e acabam se tornando pessoas frustradas, sempre se perguntando se Deus não tem um plano para a vida dele.

E aí, se identificou?

É muito provável que sim. 
E creio que você sabe qual desses quadrantes Deus quer que você seja, certo? 
Se você se identificou em algum quadrante que não seja o que Deus quer que você seja - o frutífero - quero te desafiar a nesse momento entrar no teu quarto, fechar sua porta e falar com Deus. 
Como já disse, o relacionamento com Deus é tudo, porque Ele é tudo para nós. Quando temos um profundo relacionamento com Ele descobrimos que Ele nos ama sem termos que fazer nada e que Ele tem sim um propósito na nossa vida. 
Eu espero que você cresça na graça e no conhecimento de Jesus para uma vida Cristã de qualidade, buscando sempre o equilíbrio entre o relacionamento com Deus e as responsabilidades do Reino.

"Querido Pai, em nome de Jesus queremos te pedir ajuda para sermos aquilo que o Senhor quer que sejamos.Sabemos que tu nos ama e quer sempre o nosso melhor. Não queremos ter uma vida medíocre, mas ir muito mais além do que imaginamos que poderíamos ir. Por favor Pai, nos ajude a te conhecer melhor. Em nome de Jesus, amém."




*Post realizado com base no rascunho da ministração da palavra de Deus realizada dia 25/01/14, na Igreja Apostólica Adoração e Vida, pelo pastor Marcinho*

CONVERSAÇÃO

0 $type={blogger}:

Postar um comentário