Quem são os traidores de Jesus?


" Estava tarde e eu tinha acabado de ler a Bíblia e orado. Já era a hora de dormir, mas por algum motivo que descobri mais tarde, não consegui. Virei de um lado pro outro, mas nada de dormir. Então eu orei pela segunda vez, pra saber se existia algo que Deus queria me falar e por isso não conseguia dormir.
Quando me deitei novamente, o Espírito Santo começou a me conduzir a trechos das escrituras e Ele me deu essa revelação. Gostaria de compartilhar com vocês na esperança que vocês possam entender o que eu entendi e que Ele possa falar com vocês tão fortemente como ele falou comigo.

No capítulo de João 6, nos é relatado 2 milagres de Jesus e depois uma conversa muito interessante entre Jesus e a multidão e com seus discípulos.

Vamos começar com o primeiro milagre: a multiplicação dos pães e peixes (João 6:1-15). 
A Bíblia nos relata que estavam ali aproximadamente 5 mil homens, fora mulheres e crianças (Wow! Eu imagino que haviam no mínimo 9 mil pessoas lá, chutando baixo, bem baixo).
Com essa cena em mente eu parei e pensei: na igreja onde eu vou, freqüentam mais ou menos 300 pessoas e, quando, por acaso, o microfone para de funcionar e o som some, não dá pra ouvir o que está sendo pregado lá em cima. Imagine então 9 mil pessoas? Será que todas, absolutamente todas as pessoas ouviam Jesus?
É claro que não.
E mais triste ainda é ver, nos versículos adiante, que a multidão não estava interessada no que Jesus falava (evangelho). A maioria ali estava somente por causa do que Jesus fazia. Tanto que Jesus falava por meio de parábolas intencionalmente, para que eles não pudessem entender - eles não queriam entender mesmo. Para os seus discípulos Jesus explicava as parábolas, e ele não tinha problema nenhum em explicar o que ele falava para quem quisesse ouvir (como seus discípulos, o fariseu Nicodemos em João 3 e a todos nós que realmente queremos aprender mais sobre Jesus).

Chegamos então ao segundo milagre, que foi quando Jesus andou sobre as águas (João 6:15-21). Quando a multidão percebe que Jesus não estava mais ali, logo foi atrás dele e o encontraram.

Chegamos então ao ponto principal, que é o texto de João 6:25-71.
O texto já começa de uma maneira bem interessante, com esse versículo:
"Quando o encontraram do outro lado do mar, perguntaram-lhe: Mestre, quando chegaste aqui? 
Jesus respondeu: "A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos."     João 6:25-26 

E logo após essa declaração "polêmica" porém super verdadeira, Jesus foi dizendo umas verdades ao povo, daquelas que cutucam a ferida bem profunda (fica aqui a dica para vocês - leiam sobre o que Jesus falou em João 6:25-71). 
Mas Jesus tocou tão profundo nas feridas do povo que esses começaram a a resmungar entre si dizendo que aquela palavra era dura demais para eles, exigiram de Jesus um sinal (p.s Jesus tinha multiplicado os pães, segundo os relatos Bíblicos, um dia antes deles pedirem um sinal que comprovasse que Jesus era mesmo o filho de Deus). 
Jesus não se deixou abater pelas críticas do povo, ele não falou: "não pelo amor de Deus, não vão embora, eu mudo o conteúdo da palavra!"

NÃO! Jesus não mudou seu discurso por causa do povo, ele veio anunciar a verdade, doa a quem doer. 
E o povo o abandonou. Porque naquele momento, Jesus não estava oferecendo milagres. Jesus estava falando do Reino dos Céus. Mas, como pode-se muito bem observar, quando o povo parou para ouvir o que Jesus tinha para falar, não em parábolas, mas claro como a luz do dia, eles o rejeitaram e o abandonaram. 
O mais interessante é que Jesus não tinha problemas com a auto-estima. Quando viu que o povo o havia abandonado, ele virou para os seus discípulos e perguntou:
- E vocês? Não vão embora também? 
E Pedro, cheio do Espírito Santo respondeu: 
- Para onde iremos se só tu tens as palavras de vida eterna? 
Leia com muita atenção: não é a palavra Dele que é amarga, mas a boca daquele que a experimenta que está cheio de amargura! 
Passando então por outras passagens Bíblicas até a santa ceia, podemos ver muitos milagres de Jesus, sempre acompanhado de grandes multidões, mas multidões de interesseiros buscando o seu prazer próprio, e não a palavra da vida. 
Quando penso em Jesus sendo acusado por uma multidão de pessoas, posso entender que não eram pessoas desconhecidas, mas grande parte eram pessoas que o seguiam querendo milagres, mas quando Ele não ofereceu mais milagres, o largaram e traíram Jesus. 
Sempre pensamos em Judas e nos escandalizamos com ele. Pensamos "nunca serei igual ele! Nunca trairia Jesus!". Será mesmo? 
Quem vai atrás de Jesus querendo milagres e não sua presença já o traem ou num futuro muito breve o trairá, pois aqueles que buscam bênçãos e prosperidade como o principal em Deus viram as costas facilmente para Jesus. É só observar essa multidão que nos é relatada na Bíblia e fica fácil perceber isso. 
Além de Judas, há um outro exemplo que ilustra muito bem o tipo de pessoa que trai Jesus. O jovem rico, que quando Jesus fala "vende tudo o que tens, dá aos pobres e siga-me", ele ao invés de fazer isso, deu as costas para Jesus, porque seus milagres eram muito bons, mas suas palavras eram o que? Fortes demais? Pesadas demais? 
Quando lemos a Bíblia tudo que mais vemos Deus nos pedir é para que confiemos Nele. Foi isso que Jesus falou para a multidão em João 6. Foi isso que ele pediu para o jovem rico. É isso que vemos Deus pedindo ao povo de Israel no antigo Testamento. É isso que ele nos pede hoje, 
As palavras Dele não são amargas, não são duras. Na verdade, o julgo Dele é suave, é leve (Mateus 11:30). 
Jesus não falava em parábolas com os seus discípulos, sabe porque? 
Porque eles amavam a Jesus, não estavam interessados nos milagres, mas nas palavras de vida eterna, como Pedro disse quando foi indagado por Jesus. 

E você? 

A pergunta que quero te fazer agora é simples e única: como você tem agido com Jesus? Você tem ido atrás dele por causa das coisas que ele pode te oferecer ou por quem Ele é? 
Ame Jesus pelo que Ele é, pelo que Ele fez por você,  não é incrível saber que Ele deixou toda a sua glória e majestade e morreu da maneira mais humilhante só para ter um relacionamento eterno com você?

Quem segue Jesus por seus milagres o trai facilmente, ou você realmente achava que só Judas traiu Jesus? Se pensava, você está enganado. A pessoa que busca Jesus por causa de bênçãos, quando não mais as encontrar, o abandonará. 

Lembre-se: Jesus não pediu nenhuma barganha para te salvar e te amar. Ele fez porque Ele quis. Então se é pra vir pra Jesus, venha porque você o ama também e não consegue ficar longe Dele. Assim como Ele não suportou a idéia de ficar longe de você é por isso se entregou numa cruz. Só pra ter você. 

A igreja pode ser pop, o pastor pode ser pop, mas o evangelho não é! 


Então eu fiquei parado, refletindo sobre essa revelação e pensando em quantas pessoas hoje em dia traem Jesus - o tempo todo. Foi então que o Espírito Santo me trouxe um versículo que fez meu coração tremer de tanto temor.


Na santa ceia, Jesus exclamou o seguinte:
"Mas ai daquele que está traindo o filho do Homem! Seria melhor para ele nunca ter nascido!" Mateus 26:24b


NÃO TRAIA JESUS!! "


Com muito amor e temor,

Matheus Lopes. 


CONVERSAÇÃO

0 $type={blogger}:

Postar um comentário