Jesus te chama!



Lucas 13.10-17, essa foi a Palavra pregada pelo pastor da minha igreja no último culto de domingo, Palavra essa que me chamou muito a atenção. Quando cheguei em casa, depois de orar para dormir, peguei  a bíblia e comecei novamente a estudar essa passagem. Enquanto lia anotava também todos os ensinamentos que cada versículo me trazia, o que Deus havia me mostrado no culto Ele me mostrou novamente naquele momento: Que esse pequeno trecho contem uma quantidade enorme de ensinamento, ele revela o plano da salvação para cada um de nós.

Quero começar analisando os primeiros versículos:
10 “Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas,
11 E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se.”
Apenas nesses dois primeiros versículos, se nos atentarmos, podemos enxergar 3 revelações importantes:

1º O Sábado – O capítulo não cita o fato de Jesus estar pregando aos sábados a toa. Podemos encontrar na bíblia outros trechos, que também relatam pregações de Cristo e que não falam qual era o dia da semana, a hora ou qualquer coisa assim. Essa passagem, porém, cita, era um sábado! Dia que, de acordo com a lei judaica da época, deveria ser guardado (ou seja, as pessoas não poderiam fazer praticamente nada naquele dia). Mas se a lei havia sido imposta por Deus, através de Moisés, então estaria Jesus desobedecendo a Seu Pai? É claro que não, Jesus é perfeito e jamais pecou, e a explicação para essa situação está justamente nEle. 
Jesus veio para resgatar seu povo da lei, Ele veio para nos dar livre acesso à presença do Senhor e o fato dEle pregar aos sábados era justamente para mostrar ao povo o novo tempo de Deus, o tempo da graça, agora aquele conjunto difícil de leis e regras a serem cumpridas deveria ser esquecido, havia um novo e único caminho: Jesus.

2º A sinagoga – Já perdi as contas de quantas vezes já ouvi alguns cristãos falando “Ah eu sirvo a Deus em casa, ir à igreja é bobagem, o importante é nosso coração.” Bom, é claro que o mais importante de tudo é o nosso coração, é ele que deve estar sempre cheio da presença do Espírito Santo, independente de estarmos dentro da igreja ou não. Porém, mais uma coisa que não é a toa nesse trecho é o fato dele citar que Jesus estava pregando especificamente em uma sinagoga. Vou citar outros dois versículos bíblicos que facilitam o que vou explicar a seguir:

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus.” Romanos 10.17

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dEle se aproxima precisa crer que Ele existe e que recompensa aqueles que o buscam". Hebreus 11:6

Bom, considerando esses dois versículos acho que podemos enxergar a interdependência das coisas: Nosso coração deve ser sempre cheio do Espírito Santo, certo? E qual a única maneira de enchê-lo? Nos aproximando e buscando mais de Deus, obviamente. Mas, como é citado em Hebreus 11, para nos aproximarmos dEle é necessário ter fé, acreditar que Deus existe e que Seu poder é ilimitado! E de onde vem a fé? De nós mesmos, naturalmente? NÃO! O livro de Romanos é claro ao dizer que a fé vem por ouvir a Palavra de Deus
Então vamos lá, “cristãos caseiros” kkk aonde ouvimos e aprendemos a Palavra? Exatamente: NA IGREJA! Deixar de ir à igreja é pedir para esfriar na fé, é deixar de aprender do Senhor, eu diria que é quase impossível ter um coração cheio da presença de Deus se você não frequenta uma igreja e não ouve o que Deus tem pra te dizer.
E é exatamente por isso que Jesus estava pregando em uma sinagoga, para mostrar a seu povo a importância de ir à igreja!

3º A ação do mal nas nossas vidas – Havia ali, na sinagoga, uma mulher que estava possuída por uma enfermidade, há dezoito anos ela andava encurvada. Ual, 18 anos andando encurvada, só de imaginar bate um desespero. Mas observando a situação dela podemos enxergar o plano do diabo nas nossas vidas: Nos prender ao seu sofrimento. O inimigo quer o nosso fracasso eterno, quer nos ver caídos, encurvados, sem poder se levantar. E pra isso ele usa das mais diversas armas: doenças, miséria, brigas, desânimo, depressão e toda a espécie de maldades que conhecemos e que habita nesse mundo.

“O inimigo não vem senão para roubar, matar, e destruir;” João 10.10

Só há uma coisa capaz de destruir o poder do maligno e acabar com o sofrimento em nossas vidas: O poder de Jesus.

Vamos analisar os próximos versículos desse trecho:
12 Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade;
13 e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus.

Muitas vezes, em meio ao nosso sofrimento, temos uma grande sensação de solidão. Aquele sentimento de estar sozinho, abandonado, como se ninguém fosse capaz de nos enxergar, nos entender ou nos ajudar. Porém, a Palavra de Deus diz que tudo o que acontece em nossas vidas acontece por um propósito, pra tudo há uma finalidade. Como nos mostrou os versículos acima tudo que Deus faz ou fala para nós tem um porquê. Ele quer sempre nos moldar, amadurecer nossa fé, e por isso prepara certas situações para que venhamos nos aproximar mais dEle. 
É no sofrimento que finalmente conseguimos entender que somos apenas pecadores, fracos, TOTALMENTE dependentes da força e do poder do Criador. É nesse exato momento que Jesus revela a nós essas duas coisas, descritas no versículo 12: A primeira é que Jesus está nos enxergando, o tempo todo. Ele olha pra mim e pra você, Ele vê nossas dores e conhece nosso coração antes mesmo de falarmos qualquer coisa! E segunda é que Ele não só nos vê como está chamando a cada um de nós para Si. Seu amor é infinito, sua graça, sua misericórdia... Mesmo que a gente sinta que não mereça, Ele nos ama! Nos ama tanto que morreu na cruz sem merecer, morreu por mim, por você, por TODOS nós. E na presença de Jesus encontramos a solução para todos os nossos problemas, encontramos paz em meio a tempestade, encontramos o amor de Cristo que nos acolhe e nos justifica de tudo que é mal em nós.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei.” Mateus 11.28

“E Jesus disse: Tudo quanto perdires em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no filho.” João 14.13

“Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”
Isaías 53.4-5

Precisamos atender ao chamado de Jesus, quando Ele chamou aquela enferma ela não pensou duas vezes em ir até Ele, simplesmente creu e foi, e no mesmo instante a sua cura aconteceu. Aleluia, aquela mulher doente há 18 anos em apenas um instante de fé foi curada! Assim como pra ela Cristo tem uma vida maravilhosa para todos nós, não só nessa terra mas por toda a eternidade! Para isso só precisamos de uma coisa: Fé. Crer que Ele é o nosso único Senhor e Salvador, o verbo vivo que desceu do céu, filho do nosso Deus de amor.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3.16

Esse foi o Plano de Salvação de Deus para toda a humanidade, Deus entregou uma vida abundante até a eternidade em nossas mãos, cabe a nós aceitarmos ou não.

Nos versículos seguintes podemos ver que o chefe da sinagoga se indignou com o fato de Jesus estar pregando aos sábados:

“14 Então o chefe da sinagoga, indignado porque Jesus curara no sábado, tomando a palavra disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, neles para serdes curados, e  não no dia de sábado.
15 Respondeu-lhe , porém, o Senhor: Hipócritas, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, para o levar a beber?”

Este homem ainda estava preso a sua religiosidade e preferiu ir contra Cristo. Ual, olhamos e pensamos: “mas que absurdo, quem iria se indignar contra o filho de Deus?” Mas muitas vezes nós mesmos fazemos isso, quando a Palavra nos diz algo que não queremos ouvir reagimos justamente assim, procurando argumentos contra Deus para nos defender ou nos justificar. Que o Senhor tenha misericórdia de nós e que o Espírito Santo sempre trabalhe em nossos corações, para que venhamos ouvir e aceitar prontamente o plano do Senhor para nossas vidas.

E por fim, o último versículo nos revela que após a “bronca” de Jesus todos os seus inimigos foram envergonhados e Jesus mais uma vez glorificado. Assim como em nossas vidas, o nome de Jesus tem o poder para destruir e envergonhar toda ação do mal, pra que Ele seja sempre glorificado!
17 “E dizendo ele essas coisas, todos os seus adversários ficavam envergonhados; e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por Ele.”

Espero que essa pequena citação bíblica mas tão cheia de entendimento toque o coração de cada um assim como tocou o meu! Que Deus abençoe a todos!
                                                                      

                                                                               Com muito amor em Cristo, Marccela

fonte da imagem: https://nataldeverdade.files.wordpress.com/2013/12/preparar-o-caminho-joao-batista-natal-de-verdade.jpg

CONVERSAÇÃO

0 $type={blogger}:

Postar um comentário