Exercendo a gratidão

Oi meus amores!

Esses dias encontrei um texto meu, escrito com o coração mesmo, de um período em que eu esperava a promessa de Deus se cumprir na minha vida (no caso, meu casamento rs). Foi um período muito difícil, onde nada contríbuia e eu comecei a desenvolver ansiedade. Escrevi esse texto há uns dois anos, espero que possa te inspirar a ficar mais perto do Pai!

Love Letter
Fonte
"Então chegou um momento de toda essa história que meu coração foi tomado pela ansiedade. Nada acontecia, a não ser o meu coração, que queimava pela presença . O coração ansioso, comecei a perceber que quando a ansiedade tomava conta do meu coração, as palavras que Ele me disse pareciam sumir e o negócio foi ficando sério a tal forma que eu passei a sentir sintomas físicos, como aperto no peito e coração acelerado. 


Um dia eu pensei: "será que é assim que deveria ser?"

Na hora, o versículo veio ao meu coração: (Mateus 6:25). 

Matutei esse versículo por muitos dias. Eu já conhecia esse versículo, mas não sabia como acalmar o meu coração. Orar era, e continua sendo, a maior das estratégias. Meu coração apertava e lá estava eu, chorando aos pés de Jesus. Mas eu sentia que estava na hora de amadurecer e eu não queria ficar chorando toda vez. Fiquei imaginando se meu pai me prometesse dar uma bicicleta e todos os dias eu chegasse falando pra ele que eu não sabia se ele iria me dar uma bicicleta ou não, que eu estava com medo dele ter me prometido e não me dar. Me coloquei no lugar do meu pai, nessa situação imaginária. Acho que, como humana, uma hora eu ia ficar aborrecida com a falta de confiança do meu filho com relação à minha palavra. Se disse que vou dar, eu darei e ponto final! 

Sei que Deus e compassivo é misericordioso, mas eu queria exercer mais a confiança Nele. Então, depois de matutar muito nesse versículo, eu decidi fazer uma coisa, sob a direção dele, que mudou a minha vida. 

Mas primeiro, eu preciso lhe contar a história de Pollyanna. 

Conhece a história de Pollyanna? 

É um livro clássico, mas conta a história de uma menina que aprendeu com o seu pai a ver o lado bom em cada situação da sua vida, mesmo que tudo fosse ruim. Ela escolhia ver assim. Seu pai e sua mãe faleceram, ela foi morar com uma tia rabugenta, mas seu coração grato mudou tudo, atingiu e tocou várias vidas. Ela dava o nome para essa prática de "jogo do contente". É uma história que vale a pena você ler. 

Eu li essa história quando era bem pequena, talvez com uns 7 ou 8 anos, mas achei a história da Pollyanna tão linda que decidi tomar como estilo de vida. Toda vez que eu sofria alguma coisa, eu procurava ver qual era o lado positivo. Eu procurava Deus em cada ponto da minha vida, procurando compreender o que Ele estava querendo me ensinar e me mostrar. 

Porém nesse período, foi bem difícil praticar o jogo do contente. Porque a ansiedade tomou conta do meu coração e na ânsia de acontecer alguma coisa, nada acontecia e meu coração se desesperava. 

Então eu decidi ter um coração grato, como da Pollyanna. Sentia no meu coração Deus me direcionando para que eu realmente fosse mais grata e que registrasse isso. Fui numa loja que vende caixinhas de madeira, comprei uma espécie de quadro/caixa. Pedi para que meu primo colasse o seguinte letreiro no vidro da frente: 

FIQUE CALMA 
Porque 
ELE ESTÁ CUIDANDO DE TUDO! 

Peguei a caixinha, pintei ela, e coloquei dentro do meu guarda roupa. E fiz mais: arranjei umas folhas coloridas lá que tinham lá em casa e as cortei em pequenos pedaços. Dia após dia, a cada benção recebida, eu escrevia em um papel e guardava dentro da caixinha. Poderia ser coisa "boba" como "hoje nos vimos e não nos provocamos", como coisas grandes como palavras ditas pelo Pai a mim. Cada pequeno detalhe, eu anotava. Se não tinha acontecido nada, eu agradecia ao Senhor pela vida, por não ter provocado o Matheus, coisas assim. Se ouvia alguma música que sabia que era o Pai falando comigo, também anotava. 

Sempre anotava no final do dia, perto de dormir. Meu coração foi se acalmando. Toda vez que eu sentia ansiedade, eu abria a porta do meu guarda roupa e lá estava meu quadro, é bem na frente dele, a mensagem que eu não podia esquecer: "fique calma, Ele está cuidando de tudo!". A cada dia, o quadro possuía mais papéis coloridos. Às vezes, quando as preocupações eram muito fortes, eu abria a caixa, organizava os papéis por data de acontecimento é sempre me pegava rindo no final, de tantas coisas que já tinham acontecido, e eu simplesmente havia me esquecido. 

"Eu me lembrarei daquilo que me traz esperança". 

Minha ansiedade foi baixando drasticamente. Quantas bênçãos recebemos dia após dia e mitas vezes nos passam despercebidas? Às vezes, um abraço amigo, às vezes, R$ 2,00 perdidos no chão que completaram a sua passagem de ônibus. O Senhor se manifesta em cada pequeno detalhe do nosso dia. Eu sei que se você parar para observar, poderá relatar diversas bênçãos. Até mesmo nos dias ruins, o Senhor se faz presente. 

Quantas vezes Ele não te consolou? Quantas vezes você sentiu uma força sobrenatural para dar a outra face, e orar pelos seus inimigos? Quantas vezes você sentiu paz em meio às guerras? 

Ele se faz presente, em cada momento. 

Mas o que acontece é que as preocupações com o presente, e a ansiedade pelo que vira muitas vezes nos fazem esquecer de tudo o que vivemos com Ele. Recebemos presentes do Pai todos os dias (como sua misericórdia), mas muitas vezes lembramos dos erros, dos machucados muito mais do que das coisas boas. 

Outra coisa que fiz foi escrever no quadro somente sobre as coisas que estavam relacionadas ao casamento, porque minha ansiedade era sobre isso. O coração grato me aproximou do Pai. Me fez ficar tranquila, porque eu o via agindo em pequenas coisas. 

E quanto mais eu escrevia, mais eu queria escrever. Eu acordava e pensava "e aí Jesus, o que será que o Senhor vai fazer hoje?". Passei a ansiar pelo agir dele, mas não de forma negativa, mas com uma linda expectativa de "eu me disponho a vê-lo em cada detalhe do meu dia!". 

Se você sofre com ansiedade, eu lhe desafio a fazer isso. Você não precisa escrever pequenos bilhetes, como eu fiz. Você pode escrever um poema, você pode gravar um áudio e se mandar no WhatsApp, você pode gravar vídeo para si mesmo, não sei, veja como fica melhor, mas eu lhe desafio a fazer. Ser grato muda a nossa forma de ver a vida. Tira o pessimismo, aumenta a alegria, aumenta a confiança no Pai. 

A ansiedade quase me roubou a fé, quase me tirou da presença do Pai. Você não precisa viver ansiosa/o. Descanse nos braços do Pai. Ele está fazendo algo, pode acreditar. Perceba-o em pequenos detalhes do seu dia, e então você entenderá que ele nunca lhe deixou, nem jamais lhe abandonou. 

Viver com Ele significa acreditar que Ele não nos deixará faltar nada. É um aprendizado contínuo meus amigos. Mesmo passando por tudo que passei, ainda me pego, às vezes, desesperada. Recentemente, agora casada, preocupada com o recente desemprego, Ele colocou uma música no meu coração, quero compartilhar com vocês:

Não tenha sobre ti
Nenhum cuidado
Qualquer que seja

Pois um, somente um
Seria muito para ti

É meu, somente meu
Todo trabalho
E o teu trabalho é descansar em mim

Não temas quando enfim
Tiveres que tomar decisão
Confia só em mim
Se entrega de todo coração

É meu, somente meu
Todo trabalho
E o teu trabalho é descansar em mim

CONVERSAÇÃO

1 $type={blogger}:

  1. Obridaga, você não tem noção de com me ajudou. Que Deus continue usando sua vida grandemente e que a cada dia você se permita ser vaso usado na mão do Oleiro. Deus abençoea sua vida, a sua familia grandemente.

    ResponderExcluir