O que você está fazendo ai?

Por esses dias eu andei sumida e tinha um motivo para isso: eu estava muito triste. Mas tipo, MUITO triste mesmo. O motivo? Deus do céu, nem sei qual era o motivo. Eu só sei que queria ficar na minha me martirizando, fazendo-me de vítima. Ah sim, eu me fiz de vítima.

"Todos conseguem menos eu. A vida de todo mundo está indo menos a minha." E assim fui eu com as minhas desculpas. Você já se sentiu assim? 

Durante todo esse tempo eu evitei falar com Deus. Porque eu sabia que Ele não me deixaria desse jeito e eu, não sei exatamente porque, queria ficar daquele jeito. 
Houve um profeta na Bíblia que estava na mesma situação que eu estava. Mas ele era um profeta daqueles que Deus usava com poder mesmo. Sabe quem era? Elias. Se você não o conhece, deixe-me que te apresento. 
Elias foi um profeta que viveu numa época em Israel que o povo tinha esquecido de Deus e adorava imagens. Ele foi muito usado por Deus para condenar o povo com relação à idolatria. A idolatria era bem mais forte porque a rainha de Israel, Jezabel, era uma mulher perversa e não temia à Deus. 

Um dia Elias desafiou os profetas do deus baal, a imagem que os israelitas adoravam. Ele chamou todo o povo e os profetas e o desafio era o seguinte:


Aí Acabe saiu para se encontrar com Elias. Quando viu o profeta, Acabe disse:

— Então é você que está aí, você, o maior criador de problemas de Israel!
— Eu não sou criador de problemas para o povo de Israel! — respondeu Elias. — Você e o seu pai é que são criadores de problemas, pois abandonaram os mandamentos do Senhor Deus e adoraram as imagens de Baal. Portanto, ordene agora a todo o povo de Israel que vá encontrar-se comigo no monte Carmelo. Mande também os quatrocentos e cinquenta profetas do deus Baal e os quatrocentos profetas da deusa Aserá que são sustentados pela rainha Jezabel.
Então Acabe chamou todos os israelitas e os profetas de Baal para se reunirem no monte Carmelo. Elias chegou perto do povo e disse:
— Até quando vocês vão ficar em dúvida sobre o que vão fazer? Se o Senhor é Deus, adorem o Senhor; mas, se Baal é Deus, adorem Baal!
Porém o povo não respondeu nada. Então Elias disse:
— De todos os profetas de Deus, o Senhor, eu fui o único que sobrou, mas os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta. Agora tragam dois touros. Que os profetas de Baal matem um deles, cortem em pedaços e ponham em cima da lenha, mas não ponham fogo! Eu farei a mesma coisa com o outro touro. E aí os profetas de Baal vão orar ao seu deus, e eu orarei ao Senhor. O deus que responder mandando fogo, este é que é Deus.
E todo o povo respondeu:
— Está bem assim!


1 Reis 18:16-24

Uau! Que tamanha fé tinha Elias! E a Bíblia continua narrando:


Então Elias disse aos profetas de Baal:

— Já que vocês são tantos, peguem o touro e o preparem primeiro. Orem ao seu deus, porém não ponham fogo na lenha.
Os profetas de Baal pegaram o touro que havia sido trazido para eles, e o prepararam, e oraram a Baal desde a manhã até o meio-dia. Eles gritavam assim:
— Ó Baal, responde às nossas orações!
E ficaram dançando em volta do altar que haviam feito, porém não houve resposta.
Ao meio-dia, Elias começou a caçoar deles. Ele dizia:
— Orem mais alto, pois ele é deus! Pode ser que esteja meditando ou que tenha ido ao banheiro. Talvez ele tenha viajado ou talvez esteja dormindo, e vocês terão de acordá-lo!
Aí os profetas oraram mais alto e começaram a se cortar com facas e punhais, conforme o costume deles, até que o sangue começou a correr. Passou o meio-dia, e eles continuaram a orar e a gritar até a hora do sacrifício da tarde; porém não se ouviu nenhum som.
Então Elias disse ao povo:
— Cheguem para mais perto de mim.
Todos chegaram mais perto de Elias, e ele começou a consertar o altar do Senhor Deus, que estava derrubado. Ele pegou doze pedras, uma para cada uma das doze tribos que tinham os nomes dos filhos de Jacó, o homem a quem o Senhor tinha dado o nome de Israel. Com essas pedras Elias reconstruiu o altar para a adoração do Senhor. Depois cavou em volta uma valeta em que cabiam mais ou menos doze litros de água. Em seguida colocou lenha no altar, cortou o touro em pedaços e os pôs em cima da lenha. Então disse:
— Encham quatro jarras com água e derramem sobre o animal sacrificado e sobre a lenha.
Eles fizeram o que Elias estava mandando, e ele disse:
— Façam de novo.
E eles fizeram.
— Façam pela terceira vez! — disse Elias.
E eles fizeram. A água correu em volta do altar e encheu a valeta.
Quando chegou a hora do sacrifício da tarde, o profeta Elias chegou perto do altar e orou assim:
— Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó! Prova agora que és o Deus de Israel, e que eu sou teu servo, e que fiz tudo isto de acordo com a tua ordem. Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, o Senhor, és Deus e estás trazendo este povo de volta para ti!
Então o Senhor mandou fogo. E o fogo queimou o sacrifício, a lenha, as pedras, a terra e ainda secou a água que estava na valeta. Quando viram isso, os israelitas se ajoelharam, encostaram o rosto no chão e gritaram:
— O Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!
1 Reis 18:25-39
Uau! Depois disso ele mandou que o povo prendesse os profetas, ele matou todos os profetas e orou a Deus para que a chuva voltasse para Israel (estava uma seca terrível).

O que você imagina que ele fez depois disso?

Quando você olha para uma história tão incrível assim, você pensa que Elias saiu por ai se achando o cara né?

Mas olha que interessante! Logo após tudo isso, Elias recebeu uma ameaça da rainha de Israel que iria matá-lo por tudo o que fez. E ele ficou com medo! O destemido profeta estava com medo e fugiu para o deserto. 


Lá no deserto, escondido numa caverna, Deus se encontrou com ele e perguntou:

— O que você está fazendo aqui, Elias?
1 Reis 19:9
Fonte
E assim aconteceu comigo também. Lá estava eu, no meu quarto, dando minhas desculpas e chorando muito, muito mesmo. Até que eu O ouvi.

- Filha?
- Oi
- O que você está fazendo aí?
- Eu não aguento mais
- Não aguenta mais o que? Porque você está chorando?

Então aí estava a questão. Estava chorando porque? Basicamente, usei a mesma resposta que Elias deu:


Ele respondeu:

— Ó Senhor, Deus Todo-Poderoso, eu sempre tenho servido a ti e só a ti. Mas o povo de Israel quebrou a sua aliança contigo, derrubou os teus altares e matou todos os teus profetas. Eu sou o único que sobrou, e eles estão querendo me matar!
1 Reis 19:10

Eu respondi à Deus assim: 
- Deus, eu me sinto sozinha. Eu estou sozinha. Ninguém te leva a sério, parece que ninguém luta contra a carne, parece que todos te abandonaram e ficou só eu. Parece que todos conseguem menos eu!
E eu senti Deus olhando pra mim como "é sério isso? Vai ficar dando desculpa culpando os outros? Você vai ficar se escondendo atrás disso ao invés de confiar em mim ir para a luta?"
Hehe, como é que se responde ao Criador desse jeito? Eu estava diante de Deus e estava dizendo que era impossível vencer, isso mesmo produção?

Ai sabe o que eu fiz? Eu tentei convencer Deus de que eu estava certa, repetindo o que já tinha falado.


O Senhor Deus disse:

— Saia e vá ficar diante de mim no alto do monte.
Então o Senhor passou por ali e mandou um vento muito forte, que rachou os morros e quebrou as rochas em pedaços. Mas o Senhor não estava no vento. Quando o vento parou de soprar, veio um terremoto; porém o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto veio um fogo, mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo veio um sussurro calmo e suave.
Quando Elias ouviu o sussurro, cobriu o rosto com a capa. Então saiu e ficou na entrada da caverna. E uma voz lhe disse:
— O que você está fazendo aqui, Elias?
Ele respondeu:
— Ó Senhor, Deus Todo-Poderoso, eu sempre tenho servido a ti e só a ti. Mas o povo de Israel quebrou a sua aliança contigo, derrubou os teus altares e matou todos os teus profetas. Eu sou o único que sobrou, e eles estão querendo me matar!

1 Reis 19:11-14

É verdade, eu reforcei o que já tinha falado. Ah pobrezinha rs. Mas aí, Deus, em sua infinita bondade, não me deixou ficar escondida na caverna. Caverna é sinônimo de esconderijo, do medo, do desânimo. Eliseu estava desanimado, eu também. Mas Deus não quer ninguém desanimado, muito pelo contrário, Ele nos quer cheios de fé, porque sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). 

Então veja só a resposta de Deus para Elias:


Então o Senhor Deus disse:

— Volte para o deserto que fica perto de Damasco. Chegando lá, entre na cidade e unja Hazael como rei da Síria. Unja Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, como profeta, para ficar em lugar de você. As pessoas que não forem mortas por Hazael serão mortas por Jeú, e todos os que escaparem de Jeú serão mortos por Eliseu. Mas eu deixarei sete mil pessoas vivas em Israel, isto é, todos aqueles que não adoraram o deus Baal e não beijaram a sua imagem.
1 Reis 19:15-18

Em outras palavras, ai Elias, tem muita coisa que eu quero fazer na sua vida ainda! Volta pelo caminho que você veio, e vai viver tudo o que você ainda tem pra viver! Ah, só um detalhe, você estava ai falando que só sobrou você... Bom, tenho algo para te contar: existem 7 MIL que não se dobraram ante outros deuses.

E basicamente foi isso que Deus me falou e mostrou. Não estou sozinha. E nem você está. 
Fonte

O que você está fazendo ai?

Qual caverna você tem se escondido? Qual desculpa tem usado?

Eu sei que pode ser difícil, eu sei que a caminhada não é fácil, mas por um momento eu te desafio a olhar para cima ao invés de olhar para os lados. Veja bem quem está te guardando. Se você é amigo de Deus, está com medo do que? As situações podem ser adversas, mas em Cristo nós somos mais que vencedores! Vencedores do desânimo, do medo, da solidão. 

Ei vamos lá, saia da caverna. Deus quer falar com você. Há muito a se viver, muito a se sonhar! 

Encerro aqui com as palavras do meu pastor:

Abandone as desculpas, deixe os ressentimentos, atente bem para a realidade das coisas, volta-te para o Senhor; e volte logo para o lugar aonde Deus te quer. Volta logo! Volta agora!
Seu lugar é no monte e não dentro de uma caverna.
Deus te abençoe
Pr. Marcio Maldonado

CONVERSAÇÃO

0 $type={blogger}:

Postar um comentário